Apresentação
A Gestão do Risco é uma função nos estabelecimentos de saúde de todo o mundo que só nestes últimos anos tem merecido a atenção que lhe é devida. Sendo legalmente obrigatória, quer em unidades públicas quer em unidades privadas, é também imposta por todos os sistemas de qualidade (acreditação/certificação) dos serviços de Saúde, constituindo uma obrigação de natureza contratual prevista no clausurado geral dos contratos-programa a celebrar com as diversas estruturas do Sistema Nacional de Saúde. É, por isso, um importante instrumento de gestão estratégica dos respectivos serviços. Os profissionais de saúde são, hoje, diariamente confrontados com a necessidade de participar e realizar tarefas relacionadas com a Gestão do Risco e de colaborar e assumir responsabilidades directas nesta área. Na generalidade dos serviços de saúde, em particular nos hospitais, tem vindo a ser criada a figura do Gestor do Risco Local, que é designado pelo Diretor de Serviço e homologado pelo Conselho de Administração. O exercício das atividades de Gestor de Risco Local em alguns serviços de saúde tem vindo a assumir relevância curricular para efeitos de promoção profissional e de avaliação de desempenho, prevendo- se que venha a ter muitos mais efeitos num futuro próximo.
Para o correto exercício da sua profissão, e um desempenho pessoal e institucional seguro e saudável, os profissionais de saúde carecem de adquirir conhecimentos e ferramentas de trabalho para saber lidar com as questões relacionadas com o risco, colmatando algumas insuficiências.
O presente Curso de Pós-graduação pretende fornecer, de modo inovador e único, um conjunto estruturado, sistematizado e coerente de conhecimentos e de instrumentos técnicos de Gestão de Risco especificamente aplicada aos Estabelecimentos de Saúde, que permitam o exercício mais seguro e saudável das profissões de saúde e tornar os serviços organizações que despertem mais confiança e reforcem a sua accountability.
Objectivos
Este curso destina-se a formar profissionais de saúde para o exercício de atividades na área da Gestão de Risco, fornecendo-lhes competências pessoais e profissionais e, bem ainda, metodologias e ferramentas de trabalho integradas na atividade e na gestão diária dos serviços, de modo a permitir reforçar a segurança e a saúde dos doentes e dos profissionais e a transformar, de modo continuado e sistémico, os estabelecimentos de Saúde em organizações saudáveis.
Duração
2 semestres
Horário das aulas
Sextas-feiras: 18-22h00; Sábados: 9-13h00
Promoção
Escola de Estudos Pós-Graduados e de Investigação da UFP, Comissão de Formação Contínua e de Educação para Saúde do Hospital Escola da UFP e Associação Para A Segurança dos Doentes (APASD).
Vagas
25 vagas
Coordenação
Manuel Cardoso de Oliveirae Aguiar Coelho