Dirigido aProfissionais de turismo que pretendam melhorar as suas competências para fazer face ao mercado competitivo do turismo.
Recém-licenciados de todas as áreas do conhecimento que pretendam uma especialização em turismo.
Técnicos do setor do turismo em geral, especialmente os que se encontrem a desempenhar funções em autarquias.
Empreendedores
ConteúdoDesafios e oportunidades num setor em mudança
Num contexto global de mudança na indústria do Turismo, nas motivações e no mercado turístico, o curso de Turismo visa consolidar e atualizar conhecimentos sobre o setor e/ou a formação de profissionais trabalhando competências ao nível da estruturação da oferta, da qualificação e promoção dos destinos e das empresas turísticas, com conhecimentos e ferramentas que permitam aos alunos serem profissionais de sucesso.
O curso propõe um plano de estudos com um forte equilíbrio entre a componente teórica e prática e com um corpo docente altamente qualificado, com ligação ao setor e experiência nas diferentes áreas do Turismo.
Metodologia Inovadora
Mais do que aprender pretende-se que os alunos apreendam, compreendam e desenvolvam competências que lhes permitam acrescentar valor à experiência, saberes e intuição de que são possuidores.
Considerando a experiência profissional do corpo docente e respetiva ligação ao mundo empresarial e às organizações de turismo no âmbito local e regional, o ensino teórico-prático será complementado com visitas educacionais, aulas abertas e/ou seminários.
Aulas
As aulas decorrem de forma híbrido, presencial e/ou com a possibilidade de serem frequentadas online.
Saberes e Competências
Fornecer conhecimentos avançados e experiências relevantes como alavancas de êxito profissional na atividade turística.
Compreender o turismo enquanto sistema e clarificar as oportunidades que advêm de uma boa gestão dos destinos turísticos, quer para as empresas, quer para os territórios e respetivas comunidades, numa perspetiva de turismo como negócio sustentável.
Desenvolver competências de comunicação na procura turística potencial e real, bem como de produção de conteúdos adaptados ao mercado turístico e às respetivas tendências.
Compreender o ciclo de valor da viagem e desenvolver competências de mapeamento, identificação dos ativos patrimoniais e gestão dos instrumentos de marketing, comercialização e distribuição turística quer nos canais tradicionais do turismo quer no digital.
Compreender a importância da captação de eventos de lazer e de negócios para a dinamização e promoção dos destinos e desenvolver competências na organização de eventos orientados ao mercado turístico.
Desenhar o modelo de negócio de um projeto turístico.
Módulo I NOVAS TENDÊNCIAS EM TURISMO
Novas tendências
A oferta e a procura turística
A hospitalidade turística
Módulo II CONTEÚDOS, COMUNICAÇÃO E STORYTELLING
A comunicação e o marketing: relação e complementaridades
A comunicação e o turismo
A Comunicação interpessoal e discursiva
A comunicação organizacional, estratégica e sistémica
Princípios de uma comunicação eficiente
A comunicação em situações de crise
Casos práticos
Módulo III VALORIZAÇÃO DE ATIVOS PATRIMONIAIS
Avaliação do potencial dos ativos patrimoniais
Conversão dos ativos em produtos turísticos
Estratégias de desenvolvimento de Produtos Turísticos
Módulo IV MARKETING E ESTRATÉGIA DIGITAL
O Digital – Principais Tendências
Social Media - Os desafios de comunicar no Digital
Desenho de Estratégia - O quê, como, quando e onde publicar
Criação de Conteúdos - Ferramentas, Canais e Formatos
Planeamento de uma campanha digital
Módulo V PROMOÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO
Conhecimento da empresa e definição do produto turístico
Conhecer o meio envolvente, concorrência e o potencial cliente
Produtos turísticos
Posicionamento de Portugal nos vários mercados turísticos - Top Mercados
Conhecer os principais mercados emissores
Realização de conteúdos
Definir estratégias de promoção e comercialização
Realização de Caso de estudo
Pós-Covid
Módulo VI EVENTOS TURÍSTICOS DE LAZER E DE NEGÓCIOS
Os eventos e os destinos turísticos
Captação de eventos de lazer e de negócios
Planificação e gestão de eventos
Módulo VII GESTÃO DE DESTINOS TURÍSTICOS
Desempenho do turismo em Portugal
A organização do turismo em Portugal
A Estratégia para o Turismo 2027
Planos Regionais Desenvolvimento Turístico – apresentação do case study da ER Turismo Centro de Portugal
A importância dos Planos de Marketing para a gestão do destino
Estratégia de Produto
Estratégia de Mercados
Estratégia de Segmentos
Estratégia de Marca
Módulo VIII SEMINÁRIOS: ANÁLISE DE CASOS DE SUCESSO
Módulo IX DESENVOLVIMENTO DE PROJETO EM TURISMO - LABORATÓRIO
Complementado com acompanhamento dos docentes envolvidos nos respetivos módulos, de acordo com as temáticas selecionadas para o projeto. Apresentação final dos projetos individuais.
Condições de inscrição
Grau superior com licenciatura ou equivalente.
O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).
Documentos necessários
Currículo vitae
Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão
Certificado de habilitações e respetiva classificação final
Candidato com habilitação estrangeira, enviar certificado com escala de avaliação utilizada
Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular