Coordenação
Prof. Doutor Germano Couto
Apresentação
A gestão é uma área de intervenção das profissões de saúde, com uma grande importância estratégica e primordial para a eficiência da resposta dos serviços e das equipas de qualquer unidade de saúde. Nas equipas multidisciplinares destas unidades, os gestores constituem uma estrutura fundamental para a garantia da qualidade dos cuidados de saúde prestados à população.
No contexto atual, o desenvolvimento de competências dos gestores, enquanto profissionais habilitados técnica e cientificamente para responderem com rigor, eficiência e eficácia aos desafios que lhes são colocados aos vários níveis da sua atuação (prevenção, promoção e reabilitação), é um investimento económico e social com benefícios não só individuais, mas, acima de tudo, organizacionais.
No momento que a Saúde atravessa, devemos construir um entendimento que reconheça a importância dos gestores nos cuidados de saúde. A qualidade e a segurança dos cuidados prestados aos cidadãos estão diretamente relacionadas com a qualidade da prática de uma gestão eficiente. Assim sendo, torna-se fundamental desenvolver competências de gestão para que os profissionais de saúde assumam a liderança que o seu papel determina.
Objetivos
1. Disponibilizar um sólido quadro concetual que permita a apropriação da especificidade da gestão das organizações prestadoras de cuidados de saúde.
2. Desenvolver competências no domínio do diagnóstico, planeamento, liderança e mudança organizacional no sector da saúde.
3. Desenvolver competências na operacionalização e aplicação de ferramentas de gestão capazes de potenciar a eficiência e eficácia das diferentes tipologias de serviços/unidades.
Critérios de seleção e seriação
Para a eventual seleção e seriação dos candidatos serão aplicados os seguintes critérios:
1. Experiência como profissional de saúde – 1 ponto por cada ano completo (máx. 10 pontos)
2. Exercício em funções de gestão (Gestor de topo, intermédio ou operacional; Adjunto do Gestor de serviço/departamento; substituição do Gestor de serviço/departamento pelo período superior a 1 ano, coordenador de unidades funcionais em CSP ou outros) – 1 ponto por cada ano completo (máx. 5 pontos)
3. Projetos/comissões na área da saúde – 1 ponto por cada projeto/comissão (máx. 5 pontos)
Em casos de empate, serão aplicados os seguintes critérios de desempate, de forma cumulativa:
1. Tempo superior em funções de gestão
2. Tempo superior de experiência profissional
3. Idade superior
Condições de ingresso e taxas escolares
Horário
Quintas e sextas-feiras das 17h00 às 21h00 e sábados das 9h00 às 13h00
Promoção
O curso é promovido pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa.
Vagas
Mínimo: 15
Máximo: 35