Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Destinos e Produtos Turísticos
ObjectivosO curso de Gestão Estratégica de Destinos Turísticos tem como objectivo central contribuir para a formação de “massa crítica” e capital humano tendo em vista responder aos novos desafios e exigências que o sector do turismo enfrenta. Assim sendo, propõe-se valorizar e actualizar os conhecimentos adquiridos ao longo dos percursos académicos e profissionais dos seus discentes, contribuindo deste modo não só para a adequação do sector turístico nacional a uma realidade em constante mudança, mas também para o incremento dos seus factores de competitividade através do acréscimo da qualidade dos produtos e serviços disponibilizados.É de sublinhar que estes desideratos são tão mais importantes quanto a resolução do Conselho de Ministros nº 97/2003, de 1 de Agosto, elegeu o turismo como um dos eixos estratégicos para o desenvolvimento económico do País e o Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT) define como linhas de desenvolvimento estratégico, entre outras, a consolidação e o desenvolvimento de produtos e novos pólos turísticos, a par da qualificação dos serviços e dos recursos humanos.Tudo isto acentua, ainda mais, a necessidade de redimensionar a gestão dos produtos e dos destinos turísticos no quadro de uma relação de compromisso entre a tradição e a inovação, ou, como refere o PENT, num duplo contexto de gestão estruturado por duas grandes vertentes estratégicas: a diferenciação e a qualificação. Para tal, novas competências profissionais, novas formações e novas atitudes são imprescindíveis.
Dirigido a- Licenciados que pretendem adquirir competências na área do turismo;- Licenciados e ou profissionais do sector do turismo, que pretendem consolidar/aprofundar os seus conhecimentos e competências.
ConteúdoCOMPETÊNCIAS A PROMOVER
O turismo, como sector em constante evolução num mundo progressivamente incerto, necessita de profissionais especialmente preparados para acompanhar as dinâmicas internas e externas do sector, profissionais capazes de perspectivar e antecipar o futuro, profissionais, numa palavra, com a formação necessária para sentir e compreender os factores de mudança e para agir proactivamente.
Para tanto é necessário estimular e aprofundar um naipe alargado de competências susceptíveis de ancorar um desempenho profissional esclarecido e com os olhos postos na inovação e na competitividade das instituições, muito em especial no que às empresas turísticas diz respeito.
Destacam-se :
- Coordenar, estruturar e avaliar acções de intervenção no sistema turístico e respectiva componente empresarial.
- Desenvolver capacidades de relacionamento institucional, seja no âmbito da elaboração de instrumentos de planeamento e gestão territorial e sectorial, seja no domínio da operação turística.
- Definir, aplicar e suscitar a aceitação de métodos e técnicas de intervenção e trabalho susceptíveis de maximizar a competitividade das empresas e destinos no estrito respeito da sustentabilidade dos territórios, produtos e empresas.
- Dinamizar linhas de parceria entre agentes empresariais e institucionais, com os objectivos de qualificar os produtos/destinos turísticos e incrementar a competitividade dos locais e das empresas.
- Avaliar as dinâmicas, internas e externas, que influenciam o desenvolvimento do sector turístico e das organizações que nele operam, sabendo discernir as tendências pesadas e as de conjuntura.
- Compreender e saber aplicar os métodos e técnicas da prospectiva, tendo em vista colocar o futuro como dimensão temporal importante nos processos de decisão.
- Dominar os métodos e técnicas de inventariação e avaliação de recursos, bem como a sua adequada valorização através da constituição de produtos turísticos coerentes e com elevado grau de atractividade.
- Reconhecer e valorizar a centralidade do consumidor turístico, sabendo as formas de adequar a oferta aos anseios e exigências da procura – ou de segmentos específicos da procura – no sentido de aumentar os seus níveis de satisfação.
- Compreender as implicações do desenvolvimento turístico nos quotidianos das populações das bacias receptoras e na organização desses territórios, desenvolvendo práticas e promovendo políticas susceptíveis de salvaguardar os factores do bem-estar geral e a distribuição justa e equitativa das externalidades geradas.
- Saber analisar e dinamizar os mercados e empresas turísticas numa óptica de inovação e competitividade.
- Perceber o papel das empresas turísticas no sector, bem como a forma de as promover, dinamizar e gerir.
- Elaborar e avaliar projectos concretos e integrados numa estratégia territorial ou empresarial.
- Operacionalizar e comercializar produtos turísticos integrados.
- Demonstrar uma atitude ética e socialmente responsável ao nível das intervenções e das empresas turísticas.
Coordenação: Professor Arquitecto Luís Portugal
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