Professor Doutor Paulo Nunes
Professor Doutor Eduardo Sarmento
Secretariado
Teresa Candeias
Apresentação
A primeira componente que deve ser considerada para avaliar a capacidade competitiva de Portugal no que concerne ao turismo de natureza é a quantidade e qualidade de seus recursos de base. Portugal conta com uma importante base de partida, pois 21% do território do país é formado por áreas protegidas.
No turismo de natureza, a produção de valor requer o desenvolvimento de um amplo e complexo sistema de recursos e atractivos turísticos, de infra-estruturas e equipamentos, de serviços e actividades de animação que exigem a intervenção de profissionais conhecedores do seu mercado, tanto do sector privado como do sector público, assim como detentores de um conhecimento académico especializado na perspectiva do desenvolvimento organizacional.
Objectivos
A pós-graduação em Gestão Estratégica do Turismo de Natureza pretende dotar os participantes de competências profissionais, técnicas, intelectuais e pessoais na área da gestão do turismo, adequadas às motivações dos Visitantes, em especial do turismo de natureza, num mercado fortemente competitivo e globalizado.
Destinatários
Esta Pós-Graduação está orientada para:
Os profissionais das actividades turísticas ou com elas relacionadas que pretendam aprofundar os seus conhecimentos e experiências e que não dispõem de tempo para a frequência de um Curso de Mestrado;
Licenciados em Turismo, Gestão, Ciências Sociais e Humanas, Ciências do Desporto e Educação Física;
Licenciados noutras áreas do conhecimento com interesse em adquirir uma formação especializada no âmbito do turismo;
Técnicos e profissionais que desenvolva actividade no âmbito do turismo de natureza;
Profissionais de empresas e actividades turísticas;
Técnicos da administração pública do turismo regional e local;
Agentes de desenvolvimento local.
Duração
O Curso comporta 192 horas de aulas teóricas, práticas e seminários.
Local
Instalações da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Campo Grande 376, Lisboa.
No território do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Nota: A organização pretende proporcionar aos alunos formação num contexto real de área protegida, ou seja, três Sábados no território do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Candidaturas
Poderá candidatar-se a frequentar o Curso quem estiver numa das seguintes situações:
Possuir um grau académico (licenciado e/ou mestrado);
Possuir uma experiência profissional e um currículo que atestem a capacidade para frequência de pós-graduação reconhecidos pela Comissão Científica;
Desempenhar funções de elevado nível em organizações ou empresas, directa ou indirectamente ligadas ao Turismo, confirmadas pela Comissão Científica.
Certificado de Freqüência
Aos alunos que frequentarem com êxito todas as unidades curriculares e correspondentes seminários, terão direito a um Certificado com atribuição de (mencionar o nº de créditos de acordo com cada pós-graduações) 40 ECTS (European Credit Transfer System).
Outro curso relacionado com gestão de turismo rural