ObjectivosEste curso de Pós-graduação em Informática Médica tem por objectivo principal o desenvolvimento de competências nas áreas das ciências da computação e dos sistemas e tecnologias de informação aplicadas à área da saúde. À semelhança de outras áreas, há a necessidade de dotar os profissionais portugueses da área da saúde com competências que lhes permitam integrar e aplicar adequadamente os Sistemas e Tecnologias de Informação nas suas organizações e actividades diárias. Pretende-se, deste modo, que os profissionais e organizações de saúde portuguesas prestem serviços de saúde melhores e, paralelamente, alinhados com os paradigmas da Sociedade da Informação.
Dirigido aA pós-graduação em Informática Médica destina-se a profissionais de saúde, de informática e áreas afins com licenciatura ou bacharelato, preferencialmente com experiência profissional, que desejem obter conhecimentos e prática de informática na área da saúde.
TitulaçãoPós-graduado em Informática Médica
Conteúdo PLANO DE ESTUDOS
No primeiro semestre privilegia-se um enquadramento e transmissão de conhecimento gerais da área da informática e no segundo privilegia-se a transmissão de conhecimentos da informática aplicada à área da saúde.
1º semestre
Tecnologias de Informação, 5 ECTS, 12+12 horas
Gestão da Informação de Saúde, 5 ECTS, 12+12 horas
Bases de Dados em Saúde, 5 ECTS, 16 horas
Programação de Computadore, 5 ECTS, 8+8+8 horas
Redes e Comunicações, 4 ECTS, 16 horas
Computação Móvel em Saúde, 4 ECTS, 12+4 horas
2º semestre
e-Saúde, 5 ECTS, 12+8 horas
Processo Clínico Electrónico, 5 ECTS, 4+4+8 horas
Sistemas de Apoio à Decisão Clínica, 5 ECTS, 8+8 horas
Análise, Processamento e Arquivo de Imagem Médica, 4 ECTS, 8+8 horas
Telemedicina e Multimédia, 4 ECTS, 12+8 horas
Questões Sociais e Segurança Informática em Saúde, 4 ECTS, 8+8 horas
Metodologias de Investigação em Saúde, 4 ECTS, 20 horas