PLANO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
Sessão de Abertura
• Orientação Tutelar
A problemática do divórcio em contexto escolar
Perturbações da Linguagem e da Comunicação
• Fundamentos filo e sócio-genéticos da linguagem;
• Da comunicação verbal à não verbal;
• Fundamentos neuropsicológicos;
• Teorias da linguagem – do gesto à palavra.
• Fundamentos da filogénese da linguagem;
• Formas de avaliação dinâmica;
• Da avaliação à intervenção;
Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e Escrita
• Princípios orientadores do processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
• Fatores etiológicos, das dificuldades de aprendizagem.
• Problemas sociais, comportamentais e emocionais, da dificuldade de aprendizagem.
Necessidades Educativas Especiais e Classificação Internacional de Funcionalidade
• Necessidades educativas especiais
- Enquadramento das necessidades educativas especiais
- Decreto-Lei n.º 3/2008
- Programa Educativo Individual
• Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF)
- Enquadramento da CIF
- Apresentação do material
- Articulação e aplicação da CIF
- Análise e discussão de casos práticos
PLANO CURRICULAR INTEGRADO - CURSOS
(Os alunos que frequentam esta Pós-Graduação podem frequentar os cursos mencionados abaixo gratuitamente)
Curso Avançado de Hiperatividade
• Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA)
- Perspetiva histórica e evolução do conceito
- Definição
- Prevalência
- Co-morbilidades
- Etiologia
- Impacto nos vários contextos
- Principais características das crianças com PHDA
• Avaliação Psicológica (Exclusivo para finalistas de licenciatura e profissionais de Psicologia)
- Critérios de diagnóstico (DSM-IV-TR e CID-10) e subtipos de PHDA
- Avaliação de diagnóstico
• Anamnese e entrevistas semi-estruturadas
• Escalas de avaliação dos comportamentos de PHDA (rating scales)
• Avaliação neuropsicológica das funções executivas e dos processos de atenção
• Observação direta do comportamento
• Avaliações complementares
• Intervenção Terapêutica Multi-Modal
- Intervenção farmacológica
- Intervenção cognitivo-comportamental
- Intervenção psicossocial
- Aplicabilidade de medidas educativas especiais
Curso Avançado de Dislexia
• Dislexia
- Dificuldades de Aprendizagem Específicas
- Modelos de Desenvolvimento da Leitura
- Definição de Dislexia
- Funções Neuropsicológicas e Psicolinguísticas na Dislexia
- Sinais de Alerta e Critérios de Diagnóstico
- Tipologia(s), Prevalência e Etiologia
- Có-Morbilidades Associadas
• Avaliação Psicológica (Exclusivo para finalistas de licenciatura e profissionais de Psicologia)
- Avaliação e Perfis Cognitivos/Intelectuais
- Avaliação Neuropsicológica e Psicolinguística
- Avaliação dos Processos de Leitura e Escrita
- Instrumentos Específicos de Avaliação da Dislexia
- Análise de Protocolos da Avaliação Psicológica
• Avaliação (Exclusivo para outros Profissionais)
- Despiste em idade pré-escolar
- Sinais de alerta em idade escolar
- O adolescente disléxico na escola/problemática emocional
• Intervenção (Exclusivo para outros Profissionais)
- Papel dos Professores
- Papel dos Pais
- Papel do Terapeuta da Fala
- Estratégias de intervenção
- Casos práticos
• Intervenção Reeducativa
- Métodos, Estratégias e Técnicas de Intervenção
- Atividades e Exercícios de Reeducação na Dislexia
- Medidas Educativas Especiais a Aplicar na Dislexia (CIF e DL 3/2008)
Curso Prático em Perturbações do Espetro do Autismo
• Abordagem teórica, breve historial e atual
- Conceito de espetro de autista
- Características do autismo
- Etiologia
- Vídeo
• Avaliação do autismo
- Vários instrumentos
- PEP-R e PEP-3
- ADOS
- Observação e análise de vídeos
• A perturbação da comunicação e da linguagem no autismo
• Estratégias de Intervenção
- Comunicação e Linguagem
- Envolvimento da família
- SAAC – PECS
- Materiais de intervenção
• Metodologias de Intervenção
- O que recomendam as guidelines?
• A Intervenção Psicoeducacional Integrada
- Modelo do Ensino Estruturado
- Intervenção Centrada na Imitação e no Jogo
- Estratégias de modificação do comportamento
- Observação e análise de vídeos
- Discussão de Casos Práticos
Curso Avançado de Sobredotação e Rendimento Superior: Conceito, Avaliação e Intervenção
• Introdução teórica à sobredotação e rendimento superior:
- Definição do conceito – o que significa ser sobredotado? Como se diferencia de outros conceitos próximos?
- Principais modelos explicativos da sobredotação e implicações práticas dos mesmos
- Características dos alunos sobredotados
- Mitos associados à sobredotação
• Sinalização e avaliação da sobredotação
- Cuidados e problemas na avaliação da sobredotação
- Fases, estratégias, instrumentos e informantes-chave no processo de avaliação
- O caso específico da identificação precoce da sobredotação
• Intervenção na sobredotação e no talento
- Medidas legislativas de apoio à sobredotação
- Tipos e modelos de atendimento educativo para alunos sobredotados
- O papel dos agentes educativos diretos (família e escola) e das associações de apoio
- Projetos e iniciativas em desenvolvimento
• Análise de casos práticos
Curso Intensivo em Avaliação e Intervenção no Processo do Luto
• Reflexões em torno das perdas e do processo de luto
- Terminologia relacionada com as perdas e o luto
- Tipos de perdas e fatores de risco ao desenvolvimento de perturbações de luto
- Principais concetualizações teóricas
• Avaliação do Processo de Luto
- Critérios de avaliação das perturbações de luto de acordo com DSM-V
- Entrevista clínica adaptada aos contextos de luto
- Instrumentos de avaliação validados para a população portuguesa
• Intervenção Psicológica no Processo de Luto
- Da intervenção psicológica à prática psicoterapêutica em contextos de luto
- Abordagens teóricas e respetivas estratégias de intervenção psicológica com ilustrações clínicas
- Discussão de casos clínicos
Curso Prático em Avaliação e Intervenção Neuropsicológica nas Necessidades Educativas Especiais
• Avaliação e Intervenção Neuropsicológica na Deficiência Mental
- Introdução aos problemas de necessidades (educativas) especiais
- Abordagem topográfica e abordagem funcional. Análise Experimental Aplicada do Comportamento
- Conceito de Inteligência e de deficiência mental
- Avaliação: materiais (WISC, WAIS, Matrizes Raven), procedimentos, perfis e assessment
- Dislexias, Discalculias. Disortografia
- Definição de objetivos, planeamento e procedimentos de intervenção neuropsicológica nestes domínios
• Avaliação e Intervenção Neuropsicológica nas Perturbações Psicomotoras
- Problemas de coordenação motora e equilíbrio estático e dinâmico
- Psicomotricidade fina
- Praxias e apraxias: ideomotora e ideatória
- Avaliação e intervenção reabilitativa nestes domínios
• Avaliação e Intervenção Neuropsicológica na Sobredotação
- Conceito de sobredotação. Discussão
- Desequilíbrios entre desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento socio-moral: os dilemas kolbergianos e o Wason Selection Task
- Perturbações de humor
- Competências sociais
- Diferenciação pedagógica
PLANO CURRICULAR OPCIONAL
(Os alunos que frequentam esta Pós-Graduação podem frequentar o curso mencionado abaixo em condições especiais)
Curso Avançado de (In)Sucesso Escolar: compreender para intervir
• Enquadramento do conceito
- Conceito de sucesso escolar
- Fatores de risco e fatores protetores do (in)sucesso escolar
• Análise dos processos relacionados com o (in)sucesso escolar (cognitivos, emocionais, afetivos, contextuais)
Características dos alunos de insucesso
Intervenção educativa nos alunos com Insucesso
- Papel da escola
- Papel da família
- Análise de casos práticos
• Características dos alunos de sucesso Intervenção educativa nos alunos com Sucesso
- Papel da escola
- Papel da família
- Análise de casos práticos