ObjectivosDesenvolver competências que permitam: - Compreender o papel do Marketing Research na obtenção de informação para apoio à tomada de decisão em Marketing, - Avaliar o comportamento ético na prática de Marketing Research, - Traduzir problemas de marketing em questões pesquisa que serão tratadas através de métodos científicos, - Desenhar e conduzir estudos de mercado bem como avaliar desenhos alternativos de pesquisa, - Usar os principais instrumentos e as principais técnicas qualitativas e quantitativas de recolha de dados, - Aplicar técnicas estatísticas de análise de dados com recurso ao programa SPSS, - Examinar de forma crítica a pesquisa desenvolvida e o relatório de apresentação de resultados, - Conceber, implementar e avaliar estudos em Media Research, - Compreender a aplicação de Marketing Research em contextos específicos.
Dirigido aodos os que têm particular interesse no domínio do Marketing Research, em especial: - Quadros e técnicos de Marketing que visam alargar a sua formação, através do conhecimento dos métodos de investigação usados na actividade dos Estudos de Mercado/Marketing Research e da aplicação destes métodos em vários tipos de problemas e indústrias, - Profissionais de Estudos de Mercado/Marketing Research que pretendem aprofundar os seus conhecimentos, - Outros candidatos, com formação de nível superior, que pretendem prosseguir carreiras de gestores, consultores e técnicos na área de Marketing e Marketing Research, e que procuram uma especialização avançada e pós-graduada de excelência.
TitulaçãoMestre em Marketing Research
Conteúdo1º Semestre
Gestão de Marketing
Drª. Maria Clara Lourenço Teixeira de Almeida
Metodologia e Técnicas de Marketing Research
Profª. Doutora Helena do Carmo Milagre Martins Gonçalves
Mensuração e Recolha de Dados em Marketing Research
Profª. Doutora Helena do Carmo Milagre Martins Gonçalves
Tratamento Preliminar e Análise Bivariada de Dados
Mestre Dr. Rui Brites
Análise Multivariada de Dados
Mestre Dr. Rui Brites
Metodologias de Previsão
Prof. Doutor José Manuel de Matos Passos
Media Research
Dr. José António Fernandes
Marketing Research em Acção
Profª. Doutora Maria Margarida de Melo Coelho Duarte