A Medicina Legal e as Ciências Forenses representam uma área técnica e científica em constante desenvolvimento, com ampla repercussão social e múltiplas aplicações nos mais diversos domínios profissionais.
Vocacionada para a aplicação dos conhecimentos biomédicos à realização da justiça, o seu domínio não se esgota, porém, na prática forense. Indissoluvelmente ligada à ideia tradicional de justiça, não se confina às vertentes do direito – penal, civil, trabalho, família e menores – que mais frequentemente fazem apelo à sua intervenção. A Medicina Legal e as Ciências Forenses devem ser também, e sobretudo, agentes de justiça social. É esta a matriz onde se inscrevem disciplinas e matérias tão diversas quanto a Avaliação do Dano, a Vitimologia, a Patologia, a Toxicologia, a Biologia e a Genética, a Antropologia, a Psiquiatria, a Psicologia, o Direito e a Bioética.
Com este curso de pós-graduação em Medicina Legal e Ciências Forenses, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias prossegue, assim, a sua função de qualificação de licenciados e de promoção da intervenção especializada nestas áreas do conhecimento, privilegiando o diálogo interdisciplinar numa perspectiva bio-psico-social.
Saídas Profissionais
Qualificação e enriquecimento profissional para profissionais das áreas da Saúde, Direito, Justiça, Investigação Criminal e Psicologia.
Avaliação
O Discente tem de realizar um exame escrito final de avaliação de conhecimentos adquiridos sobre os conteúdos programáticos de todos os módulos.
Estudos Futuros
O Curso de Pós-Graduação em Medicina Legal e Ciências Forenses permite criar condições para que os alunos possam prosseguir a sua formação nesta área, nomeadamente, a obtenção do grau de Mestre ou Doutor Medicina Legal ou Ciências Forenses.