Apresentação
O crescimento das desigualdades sociais e económicas e a emergência de novas formas de exclusão de muitos sectores da população, sobretudo os mais vulneráveis, nomeadamente os imigrantes, foi evidente no último quartel do século XX e início do século XXI, tendo vindo a tornar-se cada vez mais visível.
A Europa toma consciência desta questão que pela sua dimensão económica e social adquire relevância política. Portugal, país com tradição e experiência emigratória ao transformar-se também num país imigratório, consciencializa-se de uma nova problemática emergente.
Assim, a emigração e a imigração constituem-se elementos estruturais da Sociedade Portuguesa, reconhecendo-se esta como uma sociedade plural. Conhecer e reequacionar questões inerentes ao estudo dos processos migratórios, da integração dos migrantes nas sociedades de acolhimento, dos seus direitos e deveres e do diálogo intercultural será pois o objectivo primordial deste curso de pós-graduação. O curso visa capacitar os alunos de meios para trabalhar com e para uma sociedade pluricultural apoiando a integração dos imigrantes através da informação, da formação e da reflexão/análise dos seus conteúdos programáticos.
Saídas profissionais
Técnicos com conhecimentos das teorias mais recentes sobre movimentos migratórios, conceitos de identidade e diversidade cultural preparados para trabalharem com diferentes comunidades, tanto em Portugal, como na Europa ou mesmo noutro espaço lusófono.
Técnicos com capacidade reflexiva/analítica para a compreensão da sociedade portuguesa contemporânea;
Técnicos capacitados de instrumentos para comunicar com as diversas comunidades étnicas e possuindo fundamentos éticos para a reflexão intra – cultural no mundo global.