Estrutura curricular
MODULO 1 - 2 e 3 de Setembro de 2005
Características Neuropsicológicas das Demências
PROF. DOUTORA ANA LLORENTE
1.Características neuropsicológicas das diferentes demências: Manifestações clínicas, formas de início e de evolução.
?A doença de Alzheimer;
?As demências vasculares;
?As demências fronto-temporais;
?A demência da doença de Parkinson. A demência por corpos de Lewy.
MODULO 2 - 9 e 10 de Setembro de 2005
Diagnóstico Neuropsicológico nas Demências
PROF. DOUTORA ANA LLORENTE
1.Diagnóstico neuropsicológico nas demências: Da cognição à exploração.
2.As síndromes cognitivos e não cognitivos. Exploração neuropsicológica: rastreio e protocolos de mínimos.
?Memórias e amnésias;
?Linguagem, apraxias e agnosias. O síndrome afaso-apracto-agnósico;
?As funções executivas e a síndrome frontal. Aspectos não cognitivos;
?O rastreio cognitivo e os protocolos de mínimos.
MODULO 3 - 16 e 17 de Setembro de 2005
Intervenções Terapêuticas na Terceira Idade
PROF. DOUTORA ROSA BAEZA
1.O processo de envelhecimento. A heterogeneidade os idosos que se atende.
2.Intervenção psicológica.
3.O que pode fazer um psicólogo que trabalha com idosos?
4.Intervenção na família. Tipologia e formas de intervenção.
MODULO 4 - 23 e 24 de Setembro de 2005
Intervenções Terapêuticas na Terceira Idade
PROF. DOUTORA ROSA BAEZA
1.Os grupos em Gerontologia. Características específicas da intervenção grupal na terceira idade.
2.Tipos de grupos em Gerontologia. Diferentes técnicas grupais, para diferentes idosos e com diferentes necessidades.
3.Intervenção institucional.
4.Exercícios práticos em grupo de trabalho
MODULO 5 - 30 de Setembro e 1 de Outubro 2005
Avaliação de um Programa de Intervenção na Terceira Idade.
PROF. DOUTORA MARIA TERESA ANGUERA
1. Aproximação conceptual
?Perspectiva histórica e posições actuais;
?Tipos de avaliações;
?Elaboração de programas de intervenção na terceira idade.
2. Desenhos de intervenções para avaliações de programas
?Casos práticos de diferentes desenhos em programas de intervenção na terceira idade.
3. Obtenção de dados: Indicadores e instrumentos.
?Casos práticos de elaboração de indicadores e utilização de instrumentos de avaliação.
4. Gestão e análise de dados.
?Casos práticos de controlo de qualidade e análise dos dados.
MODULO 6 - 7 e 8 de Outubro de 2005
Optimização dos Recursos dos Cuidadores Geriátricos
DRA CONCEPCIÓN MENÉNDEZ
1.Efeitos do trabalho no âmbito geriátrico.
?Satisfação laboral;
?Stresse e ?Burnaut?;
?Clima social;
??Mobbing?
2.Carga de trabalho nos profissionais/cuidadores geriátricos.
?Sobrecarga física do trabalho;
?Sobrecarga psicológica do trabalho;
?Sobrecarga social do trabalho.
3.Ergonomia e prevenção de riscos.
?Intervenção preventiva: individual, grupal e organizacional;
?Optimização dos recursos pessoais:
oComponente situacional;
oComponente fisiológica;
oComponente cognitiva;
oComponente comportamental.
MODULO 7 - 14 e 15 de Outubro de 2005
Maus-tratos em Pessoas Idosas
PROF. DOUTORA MERCEDES TABUEÑA
1.Diferenciação entre o que é, ou não, maus-tratos em pessoas em idade avançada. Definições e contextualização.
2.Estudos mais relevantes.
3.Tipologia dos maus-tratos.
4.Indicadores e factores de risco.
5.Características da vítima e do vitimador.
6.Âmbitos a onde se podem detectarem situações de maus-tratos:
?Âmbito familiar;
?Âmbito institucional;
?Âmbito estrutural e social.
7.Detecção dos maus-tratos. Análise dos aspectos que podem dificultar a detecção. Protocolos existentes.
8.Avaliação: instrumentos existentes.
9.Intervenção mediante uma equipa multidisciplinar.
10.Análise de casos
MODULO 8 - 21 e 22 de Outubro de 2005
Workshop de Memória. Programa de Treino de Memória para Pessoas Idosas
sem Deterioração Cognitiva.
PROF. DOUTORA Mª JOSÉ OSUNA OLIVARES
1.Introdução: A memória e a idade.
2.Tipos de esquecimentos mais frequentes em pessoas idosas. Causas e formas de intervenção.
3.O que é um Workshop de Treino de Memória? Definição e objectivos. População alvo.
4.Conteúdo de um Workshop de Treino de Memória.
5.Treino em técnicas de memória, objectivando melhorar a codificação, armazenamento e recuperação da informação.
6.Organização e duração das sessões de um Workshop de Treino de Memória. Estrutura.
7.Habilidades e dificuldades do terapeuta.
8.Avaliação de um Workshop de Treino de Memória.
9.Mitos sobre a memória. Conselhos para melhorar a nossa memória. Prevenção dos esquecimentos.
10.Simulação de um Workshop de Treino de Memória.
11.Exercícios em grupos de trabalho.