Pós-Graduação em Psicologia da Infância e da Adolescência
ObjectivosCurso acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC/ACC-38112/04), conferindo 10 créditos por efeitos do Despacho 16794/05 de 3 de Agosto e para efeitos do n.º 3 do artigo 14º do RJFCP.
Numa perspectiva de formação de profissionais especializados nas diferentes áreas, pretende-se:
a) Promover o aprofundamento de conhecimentos na área da psicologia do desenvolvimento, da saúde psicológica, da psicologia da justiça e da aprendizagem;
b) Desenvolver competências específicas para trabalhar com pessoas em situações de necessidades educativas especiais e/ou grupos de risco;
c) Abordar diferentes perspectivas do comportamento desviante em crianças e adolescentes;
d) Atualizar potencialidades pessoais facilitadoras da intervenção psicológica junto de crianças, jovens e adultos em situação escolar, familiar, judiciária e comunitária;
e) Proporcionar o desempenho esclarecido de tarefas nos domínios da consultoria psicológica, nomeadamente nas áreas pedagógica, da saúde e da justiça.
Dirigido aO público-alvo natural é constituído por diferentes profissionais e técnicos para cujos os desempenhos profissionais concorrem os saberes da psicologia, nomeadamente aqueles ligados às áreas da escola, da família, da saúde e da justiça.
Do vasto público destinatário, poderá destacar-se profissionais como: Psicólogos, professores, educadores, formadores, técnicos de serviço social, técnicos de reabilitação, gestores de recursos humanos, médicos, conselheiros familiares, enfermeiros, animadores sócio-culturais, magistrados, técnicos de inserção, sociólogos, advogados, etc.
TitulaçãoEspecialista em Psicologia da Infância e da Adolescência.
ConteúdoEstrutura do Curso
a) O curso está organizado segundo o regime de unidades de crédito (ECTS).
b) A escolaridade total é de 21 unidades de crédito (ECTS), com ocupação de cerca de 8 horas semanais de aulas teóricas.
c) As matérias a leccionar dividem-se pelas áreas da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem da criança e do adolescente, entre módulos curriculares fundamentais, seminários e conferências.
d) A avaliação do Curso terá por base um regime de avaliação contínua (participação nas aulas, realização de pequenos trabalhos de âmbito disciplinar, estudos de casos e elaboração de projecto).
e) Aos alunos que obtenham aprovação será atribuído um diploma de “Pós-Graduado em Psicologia da Infância e da Adolescência” passado pelo ISCIA.
Plano Curricular
Formação Geral
Desenvolvimento psicológico na infância e na adolescência - 2 ECTS
Ética na família, na escola, na saúde e na justiça - 2 ECTS
Cérebro e aprendizagem - 2 ECTS
Abandono e maus tratos em crianças e adolescentes- 2 ECTS
Delinquência juvenil - 2 ECTS
Malestares, perturbações e doenças psicológicas nas crianças e adolescentes - 2 ECTS
Dificuldades, limitações e (des)capacidades - 2 ECTS