Inscrições Abertas
1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
Em qualquer parte em formato e-Learning
2. DESTINATÁRIOS
Habilitações mínimas: Licenciatura.
Estudantes finalistas e profissionais das áreas da Psicologia Clínica, Fisioterapia, Reabilitação Psicomotora, Motricidade Humana, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicopedagogia Curativa, Gerontologia, Educação Especial e Reabilitação, que pretendam exercer atividades no âmbito da prevenção, avaliação, intervenção e reabilitação psicomotora. Outros profissionais das áreas da saúde que pretendam adquirir conhecimentos na área da psicomotricidade.
3. OBJETIVOS GERAL
No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção em equipas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares junto do doente e familiares, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender, no geral, a importância da Psicomotricidade no desenvolvimento integral da pessoa humana e, especificamente, na sua aprendizagem escolar e ao longo da vida;
- Identificar as desordens e distúrbios psicomotores com o propósito de estabelecer uma intervenção adequada e qualificada;
- Promover e possibilitar a autonomia para a criação de formas estimuladoras de expressão e realização do indivíduo através do corpo e da sua relação com a mente, ao longo de todo o ciclo vital;
- Atuar no âmbito preventivo, reeducativo, terapêutico e reabilitivo, em problemáticas de desenvolvimento e maturação psicomotora, de comportamento e de âmbito psico-afetivo, nas diferentes fases do ciclo do ciclo de vida do indivíduo;
- Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação.
5. SAÍDAS PROFISSIONAIS
Centros de Dia, Instituições especializadas em deficiências e necessidades educativas especiais, Hospitais Gerais e Psiquiátricos, Instituições de Reinserção Social, Clínicas Multidisciplinares, Residências Geriátricas, Centros de Reabilitação.
6. PLANO CURRICULAR
Módulo 1: Bases Neuropsicológicas da Psicomotricidade (30 horas)
- Psicomotricidade
- Neuropsicologia
- Bases neuropsicológicas da psicomotricidade
- Fatores psicomotores
- Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca
- Relatório de Observação Psicomotora
- Significação psiconeurológica dos fatores psicomotores
Módulo 2: Desenvolvimento Psicomotor e Perturbações Psicomotoras (25 horas)
- Conceito de desenvolvimento psicomotor
- Modelos teóricos do desenvolvimento psicomotor
- Desenvolvimento psicomotor da criança, do adolescente, do adulto e do idoso
- Conceito de perturbações psicomotoras
- EPSiD – Avaliação Psicomotora dos Sinais Leves
- Principais perturbações psicomotoras
- Estudos de caso das principais perturbações psicomotoras
Módulo 3: Psicomotricidade – Bases Fisiológicas e Orgânicas (20 horas)
- Sistema Psicomotor Humano
- Fatores Psicomotores
- Tonicidade
- Equilíbrio
- Esquema Corporal e Noção do Corpo
- Orientação Espacial
- Orientação Temporal
- Coordenação Motora Global e Fina
- Sistema Esquelético
- Conceitos-Base
- Funções do Sistema
- Componentes do Sistema
- Principais Ossos do Esqueleto
- Alterações no Sistema Esquelético
- Sistema Muscular
- Conceitos-Base
- Classificação dos Músculos
- Componentes do Sistema
- Contração Muscular
- Alterações no Sistema Muscular
Módulo 4: Neurofisiologia do Movimento (30 horas)
- Sistema Nervoso
- Sistema Nervoso Central
- Sistema Nervoso Periférico
- Sistema Nervoso Autónomo
- Resposta Motora Voluntária
- Unidades Funcionais de Luria
Módulo 5: Psicomotricidade na Neonatologia e Infância (30 horas)
- Desenvolvimento Humano
- Os 3 grandes debates sobre o desenvolvimento humano
- Princípios da Aprendizagem
- Teoria Psicanalítica
- Teoria Maturacionista
- Teoria do Desenvolvimento Psicossocial
- Behaviorismo ou Teoria Comportamental
- Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
- Teoria Sociocultural
- Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano
- A contribuição de Wallon
- Aspetos do Desenvolvimento
- O desenvolvimento embrionário mês a mês
- Desenvolvimento Cognitivo
- Desenvolvimento Motor
- A que tipo de influências poderá estar sujeito um feto em desenvolvimento?
- Fatores de risco após o nascimento
- O período pré-natal
- O período pós-natal
- Fatores de risco e de oportunidade
- A Intervenção Psicomotora
- A importância do jogo
- Conceito de período sensível
- O papel do Psicomotricista
Módulo 6: Abordagem da Psicomotricidade para as Deficiências (25 horas)
- Deficiência e tipos de deficiência
- Deficiência Intelectual
- Deficiência Motora
- Deficiência Visual
- Deficiência Auditiva
- Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
- Benefícios da Intervenção Psicomotora na Deficiência Intelectual e na Deficiência Motora
Módulo 7: Abordagem da Psicomotricidade para as Perturbações Globais de Desenvolvimento (30 horas)
- Perturbações de Desenvolvimento
- Perturbações do Espectro do Autismo (PEA)
- Perturbações da Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
- Défice na atenção, no controlo motor e na perceção (DAMP)
- Perturbação do desenvolvimento da coordenação motora (PDCM)
- Tiques o Perturbação da oposição e desafio
- Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
- Benefícios da Intervenção Psicomotora na PHDA e na PEA
Módulo 8: Gerontopsicomotricidade e Qualidade de Vida (20 horas)
- População Idosa
- A população idosa em Portugal
- As Teorias do Envelhecimento
- Envelhecimento Normal vs Envelhecimento Patológico
- As alterações psicomotoras no envelhecimento
- Alterações cognitivas no envelhecimento
- Alterações sensoriais no envelhecimento
- Alterações socioemocionais no envelhecimento
- Envelhecimento Patológico
- Demência
- Doença de Alzheimer
- Doença de Parkinson
- Qualidade de Vida
- Qualidade de Vida dos idosos
- Alguns princípios de atuação terapêutica
- A avaliação em Gerontopsicomotricidade
- Materiais a utilizar em Gerontopsicomotricidade
- As sessões de Gerontopsicomotricidade
Módulo 9: Avaliação e Diagnóstico Psicomotor (30 horas)
- Enquadramento da avaliação psicomotora
- Entrevista e observação psicomotora
- Avaliação psicomotora
- Alguns instrumentos de avaliação de competências psicomotoras
- Avaliações complementares à avaliação psicomotora
Módulo 10: Terapias e Reabilitação Psicomotora (20 horas)
- Enquadramento da terapia psicomotora
- Técnicas de terapia e reabilitação psicomotora
- Terapia psicomotora na infância
- Terapia psicomotora na idade adulta
- Gerontopsicomotricidade
Módulo 11: Psicomotricidade Hospitalar (20 horas)
- Psicomotricidade
- Psicomotricidade Instrumental ou Funcional
- Psicomotricidade Relacional
- A intervenção Psicomotora em contexto hospitalar
- Saúde Mental
- Saúde Mental Infantil e Juvenil
- As perturbações do neurodesenvolvimento
- Como é efetuado o encaminhamento de casos
- Sintomatologias e Patologias comuns na intervenção psicomotora em contexto hospitalar
- Perturbação do Espetro do Autismo (PEA)
- Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA)
- Perturbação Disruptiva do Comportamento
- Perturbação do Desenvolvimento Intelectual
- Atraso Global do Desenvolvimento
- Perturbações da alimentação – Anorexia Nervosa
- Perturbação Psicótica – Esquizofrenia
- Perturbação de Ansiedade
- Perturbações da Personalidade
- Perturbações Depressivas
- Atividades na intervenção terapêutica
- Relaxação e consciencialização corporal
- Atividades expressivas através das artes
- Atividades motoras
- Outras atividades lúdicas
Módulo 12: Psicomotricidade e Família (20 horas)
- A Família
- As práticas centradas na Família
- A Intervenção Precoce em Portugal
- A importância dos contextos naturais
- A família como mediadora da aprendizagem
- Fatores de risco e de proteção
- Fatores de risco
- Fatores de proteção
- A avaliação
- Etapas do processo de avaliação
- Instrumentos a utilizar
- O contacto com a família na intervenção psicomotora
- Impacto da notícia de um diagnóstico
- O processo de luto
- Fontes de stress para as famílias
- Quando o doente já é adulto
Módulo 13: Projeto Final (60 horas)
- Elaboração de um projeto no âmbito da Psicomotricidade, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.
7. CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.