Inscrições Abertas
1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
Em qualquer parte em formato e-Learning
2. DESTINATÁRIOS
Habilitações mínimas: Licenciatura.
Estudantes finalistas e profissionais das áreas da Psicologia Clínica, Fisioterapia, Reabilitação Psicomotora, Motricidade Humana, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicopedagogia Curativa e Gerontologia que pretendam exercer atividades no âmbito da prevenção, avaliação, intervenção e reabilitação psicomotora. Outros profissionais das áreas da saúde que pretendam adquirir conhecimentos na área da psicomotricidade.
3. OBJETIVO GERAL
No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos no âmbito da psicomotricidade de forma a serem capazes de atuar em projetos educacionais, reeducativos, terapêuticos e profiláticos. Abordar de modo aprofundado, as principais questões inerentes à prática da psicomotricidade educacional, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho.
4. OBJETIVO ESPECÍFICOS
- Compreender, no geral, a importância da Psicomotricidade no desenvolvimento integral da pessoa humana e, especificamente, na sua aprendizagem escolar e ao longo da vida;
- Identificar as desordens e distúrbios psicomotores com o propósito de estabelecer uma intervenção adequada e qualificada;
- Definir estratégias de intervenção para os défices de leitura, escrita e matemática;
- Elaborar e aplicar um programa de psicomotricidade para pessoas com perturbações globais do desenvolvimento e perturbações de aprendizagem;
- Atuar no âmbito preventivo, reeducativo, terapêutico e reabilitivo, em problemáticas de desenvolvimento e maturação psicomotora, de comportamento e de âmbito psico-afetivo, nas diferentes fases do ciclo do ciclo de vida do individuo;
- Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação.
5. SAÍDAS PROFISSIONAIS
Instituições especializadas em deficiências e necessidades educativas especiais, Centros de Reabilitação, Clínicas com respostas Interdisciplinares, Multidisciplinares e Transdisciplinares, Centros de Apoio Psicoterapêutico.
5. PLANO CURRICULAR
Módulo 1: Psicomotricidade – Bases Teóricas (20 horas)
Módulo 2: Psicologia do desenvolvimento (25 horas)
Módulo 3: Desenvolvimento Psicomotor e Perturbações Psicomotoras (25 horas)
Módulo 4: Psicomotricidade na Neonatologia e Infância (30 horas)
Módulo 5: Abordagem da psicomotricidade para as deficiências (25 horas)
Módulo 6: Abordagem da Psicomotricidade para as Perturbações da Aprendizagem (20 horas)
Módulo 7: Abordagem da psicomotricidade para as perturbações globais de desenvolvimento (30 horas)
Módulo 8: Avaliação e Diagnóstico Psicomotor (30 horas)
Módulo 9: Intervenção e estimulação precoce no âmbito psicomotor (35 horas)
Módulo 10: Educação e reeducação psicomotora (20 horas)
Módulo 11: Terapias e reabilitação psicomotora (20 horas)
Módulo 12: Psicomotricidade e família (20 horas)
Módulo 13: Projeto final (60 horas)
7.CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.