Conteúdo Pós-Graduação em Psicomotricidade (Lisboa)
Coordenador Científico:
Professor Doutor Vitor da Fonseca
Coordenação Pedagógica:
Dr. José Pinto Gouveia
Destinatários*:
Licenciados e Mestres em Psicologia
Estudantes de Mestrado em Psicologia;
Licenciados em Ciências da Saúde e Educação
Licenciados em Ciências do Desporto e Educação Física.
Introdução:
A Psicomotricidade compreende um campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações sistémicas e recíprocas entre o psiquismo e a motricidade.
Com base no seu conhecimento transdisciplinar integrado, a Psicomotricidade, visa intervir no sentido da optimização do potencial adaptativo e expressivo do indivíduo, desde o bebé ao sénior, actuando igualmente, no sentido de minimizar e modificar as desordens, os distúrbios, as perturbações e as dificuldades psicomotoras, segundo a natureza dos problemas observados e identificados.
Objectivos
- Dar uma panorâmica global dos processos neurológicos que sustentam a psicomotricidade, nos seus componentes receptivos, integrativos, expressivos e desenvolvimentais, com exploração dos processos neuropsicomotores, funcionais e disfuncionais;
- Caracterização multifacetada dos Factores e dos Síndromes Psicomotores;
- Perspectivar situações de diagnóstico e de avaliação dinâmica dos factores psicomotores (tonicidade, equilibração, lateralidade, somatognosia, gnosia espacio-temporal, praxia global e praxia fina), visando uma exploração formativa teórica, multifacetada e aprofundada de temas actuais de investigação psicomotora;
-Vivenciar e experienciar vários modelos práticos de intervenção, e criar situações de formação inovadora que permitam reflectir sobre tais procedimentos, visando o know-how pessoal dos formandos;
- Dotar os formandos de competências fundamentais para a prática educacional, reeducacional, clínica e terapêutica com base em estudos de casos.
Plano Curricular:
1º Módulo (8 horas)
Perturbações do desenvolvimento.
2º Módulo (4 horas)
Neuropsiquiatria.
3º Módulo (4 horas)
Modelos Psicoterapêuticos.
4º Módulo (8 horas)
Diagnóstico Psicomotor e Semiologia Psicomotora.
5º Módulo (4 horas)
Métodos e Instrumentos de Avaliação Neuropsicológica.
6º Módulo (8 horas)
Dificuldades de Aprendizagem (Dislexia, Disortografia e Dismatemática).
7º Módulo (8 horas)
Modelos de Intervenção (Psicomotricidade, Relaxação, Eutonia, feldenkrais, etc.).