PARTE I - Introdução e Contextualização
1º MÓDULO
PSICOPATOLOGIA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
MODELOS PARA DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO.
PARTE II - Avaliação Psicológica e Técnicas / Estratégias de Intervenção (módulos com vertente prática)
2º MÓDULO
PERTURBAÇÕES DA APRENDIZAGEM
• Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
• Modelos e técnicas na intervenção
3º MÓDULO
TRAUMA NA INFÂNCIA/ADOLESCÊNCIA
• Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
• Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
• Modelos e técnicas na intervenção
4º MÓDULO
PERTURBAÇÕES DA ELIMINAÇÃO (ENURESE, ENCOPRESE)
• Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
• Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
• Modelos e técnicas na intervenção
5º MÓDULO
PERTURBAÇÕES DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR (ANOREXIA, BULIMIA)
• Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
• Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
• Modelos e técnicas na intervenção
6º MÓDULO
PERTURBAÇÕES PSICÓTICAS E COMPORTAMENTOS SUICIDÁRIOS NA ADOLESCÊNCIA
• Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
• Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
• Modelos e técnicas na intervenção
7º MÓDULO
PERTURBAÇÃO DA ANSIEDADE I: FOBIA SOCIAL
• Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
• Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
• Modelos e técnicas na intervenção
• Discussão de Caso Clínico
PERTURBAÇÕES DE ANSIEDADE III : GENERALIZADA
• Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
• Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
• Modelos e técnicas na intervenção
8º MÓDULO
PERTURBAÇÃO DA ANSIEDADE II: SEPARAÇÃO
• Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
• Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
• Modelos e técnicas na intervenção
• Formulação clínica e plano de intervenção
• Discussão de Caso Clínico
9º MÓDULO
PERTURBAÇÕES DE HUMOR I – DEPRESSÃO
• Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
• Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
• Modelos e técnicas na intervenção
PERTURBAÇÕES DE HUMOR II – BIPOLAR
• Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
• Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
• Modelos e técnicas na intervenção.
10º MÓDULO
PERTURBAÇÕES DISRUPTIVAS DO COMPORTAMENTO (HIPERACTIVIDADE, OPOSIÇÃO, CONDUTA)
• Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
• Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
• Modelos e técnicas na intervenção
11º MÓDULO
DEFICIÊNCIA MENTAL
• Avaliação clínica
• Modelos e técnicas na intervenção
PERTURBAÇÃO DAS APTIDÕES MOTORAS
• Avaliação clínica
• Modelos e técnicas na intervenção
12º MÓDULO
PERTURBAÇÕES GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO (AUTISMO; ASPERGER)
• Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
• Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
• Modelos e técnicas na intervenção
13º MÓDULO
INTERVENÇÃO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PROBLEMAS DE EXTERNALIZAÇÃO
• Modelos de tratamento
• Aplicação de técnicas na intervenção
14º MÓDULO
INTERVENÇÃO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PROBLEMAS DE INTERNALIZAÇÃO
• Modelos de tratamento
• Aplicação de técnicas na intervenção
15º MÓDULO
INTERVENÇÃO COM PAIS
• Modelos de tratamento
• Aplicação de técnicas na intervenção
16º MÓDULO
ANÁLISE E DISCUSSÃO DE CASOS PRÁTICOS
• Formulação clínica e plano de intervenção
PARTE III - Formações práticas e prática clínica (acesso gratuíto e sujeito a pré-inscrição)
17º MÓDULO (21 horas)
SUPERVISÃO CLÍNICA
18º MÓDULO (48 horas)
WORKSHOPS (acesso a 4 formações gratuitas)
- Exploração de instrumentos de avaliação;
- Treino na administração dos instrumentos de avaliação e Elaboração de relatórios, nomeadamente nos seguintes instrumentos: WISC-III, TAT e CAT, Roberts Apperception Test for Children;
- Avaliação e Intervenção na Maternidade, Gravidez e Vinculação;
- Neuropsicofarmacologia;
- Neuropsicologia da Linguagem e Infantil.
19º MÓDULO (40 horas)
ESTÁGIO
(Práticas, cuja orientação e supervisão do estágio será efectuada pelos docentes do Instituto CRIAP.)