Pós-Graduação em Psicopatologia da Criança e do Adolescente, do diagnóstico à intervenção | 6ª Ed | Lisboa

Solicite informação

Pós-Graduação em Psicopatologia da Criança e do Adolescente, do diagnóstico à intervenção | 6ª Ed | Lisboa

  • Objectivos Ministrar conhecimentos necessários ao diagnóstico, classificação, avaliação e intervenção psicológica, cognitivo-comportamental, na psicopatologia da criança e do adolescente.

    Exploração de situações clínicas com impacto no funcionamento psicológico da criança/adolescente.

    Formação de acordo com protocolos de tratamento empiricamente validados.

    Contacto com instrumentos de avaliação especificamente usados na clínica com crianças e adolescentes.

    Conceptualização e discussão de casos clínicos.
  • Dirigido a Estudantes Universitários na área da Psicologia; Licenciados e Profissionais na área da Psicologia; Aconselhamento Psicossocial; Profissionais na área da Psiquiatria e Internos de Psiquiatria; Profissionais na área da Pedopsiquiatria e Internos de Pedopsiquiatria; Profissionais na área da Pediatria e/ou áreas afins ou equivalente legal.
  • Conteúdo PLANO GERAL OBRIGATÓRIO - PARTE I E II
    PLANO OPCIONAL - PARTE III  (com acesso a condições especiais e sujeito a pré inscrição) 
     

    PARTE I - Introdução e Contextualização

    1º MÓDULO
    PSICOPATOLOGIA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
    MODELOS PARA DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO.

     

    PARTE II - Avaliação Psicológica e Técnicas / Estratégias de Intervenção (módulos com vertente prática)

    2º MÓDULO
    Perturbações da Aprendizagem
    •             Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
    •             Modelos e técnicas na intervenção       

    3º MÓDULO       
    Trauma Sexual:
    •             Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
    •             Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
    •             Modelos e técnicas na intervenção    

    4º MÓDULO
    Perturbações da eliminação (enurese, encoprese):
    •             Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
    •             Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
    •             Modelos e técnicas na intervenção       

    5º MÓDULO
    Perturbações do comportamento alimentar (anorexia, bulimia):
    •             Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
    •             Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
    •             Modelos e técnicas na intervenção

    6º MÓDULO
    Perturbações psicóticas e comportamentos suicidários na adolescência:
    •             Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
    •             Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
    •             Modelos e técnicas na intervenção        

    7º MÓDULO
    Perturbação da ansiedade I: fobia social.            
    •             Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
    •             Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
    •             Modelos e técnicas na intervenção
    •             Discussão de Caso Clínico            

    8º MÓDULO
    Perturbações de ansiedade II : generalizada.
    •             Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
    •             Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
    •             Modelos e técnicas na intervenção
                  
    9º MÓDULO
    Perturbação da ansiedade III: Separação
    •             Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
    •             Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
    •             Modelos e técnicas na intervenção
    •             Formulação clínica e plano de intervenção
    •             Discussão de Caso Clínico           

    10º MÓDULO
    Perturbações de humor I – Depressão.
    •             Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
    •             Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
    •             Modelos e técnicas na intervenção  

    11º MÓDULO
    Perturbações de humor II – Bipolar.
    •             Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
    •             Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
    •             Modelos e técnicas na intervenção.      

    12º MÓDULO
    Perturbações disruptivas do comportamento (hiperactividade, oposição, conduta):
    •             Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
    •             Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
    •             Modelos e técnicas na intervenção     

    13º MÓDULO
    Deficiência mental
    •             Avaliação clínica
    •             Modelos e técnicas na intervenção       

    14º MÓDULO
    Perturbação das aptidões motoras.
    •             Avaliação clínica
    •             Modelos e técnicas na intervenção

    15º MÓDULO
    Perturbações globais do desenvolvimento (Autismo; Asperger):
    •             Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
    •             Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
    •             Modelos e técnicas na intervenção       

    16º MÓDULO
    Supervisão com Crianças e Adolescentes com problemas de externalização:
    •             Modelos de tratamento
    •             Aplicação de técnicas na intervenção

    17º MÓDULO   
    Supervisão com Crianças e Adolescentes com problemas de internalização:
    •             Modelos de tratamento
    •             Aplicação de técnicas na intervenção

    18º MÓDULO   
    Intervenção com pais.
    •             Modelos de tratamento
    •             Aplicação de técnicas na intervenção

    19º MÓDULO
    Supervisão em Casos Clínicos com Intervenção com pais.
    •             Discussão de Casos Clínicos

    20º MÓDULO
    Análise e discussão de Casos Práticos          
    Supervisão
    • Formulação clínica e plano de intervenção

    21º MÓDULO
    Orientação Tutelar
    • Aplicação de técnicas na intervenção 


    PARTE III Formações práticas e Workshops práticos (com acesso a condições especiais e sujeito a pré inscrição)

    22º MÓDULO
    Workshops (acesso a 2 Workshops (24 horas) em condições especiais)
    Exploração de instrumentos de avaliação; Treino na administração dos instrumentos de avaliação e Elaboração de relatórios, nomeadamente nos seguintes instrumentos: - WISC-III; - CIF; 

    23º MÓDULO
    Estágio de 40 horas

Outro curso relacionado com psicologia - todas

  • Curso de Especialização em Psicogerontologia

  • Centro: Cognos-Formação e Desenvolvimento Pessoal
  • Solicite informação
  • Especialização Avançada em Terapia Familiar e Intervenção Sistémica

  • Centro: INSPSIC - Instituto Português de Psicologia
  • Solicite informação
  • Especialização Avançada Prevenção do Risco e Promoção da Saúde Mental

  • Centro: INSPSIC - Instituto Português de Psicologia
  • Solicite informação
  • Especialização Avançada Intervenção na Gravidez e na Parentalidade

  • Centro: INSPSIC - Instituto Português de Psicologia
  • Solicite informação
  • Licenciatura em Psicologia (Ciências Psicológicas)

  • Centro: ISPA - Instituto Universitário Ciências Psicológicas Sociais e da Vida
  • Solicite informação
  • Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais

  • Centro: ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
  • Solicite informação
  • Licenciatura em Psicologia

  • Centro: ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
  • Solicite informação