PARTE I - Introdução e Contextualização
1º MÓDULO
PSICOPATOLOGIA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
MODELOS PARA DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO.
PARTE II - Avaliação Psicológica e Técnicas / Estratégias de Intervenção (módulos com vertente prática)
2º MÓDULO
Perturbações da Aprendizagem
• Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
• Modelos e técnicas na intervenção
3º MÓDULO
Trauma Sexual:
• Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
• Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
• Modelos e técnicas na intervenção
4º MÓDULO
Perturbações da eliminação (enurese, encoprese):
• Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
• Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
• Modelos e técnicas na intervenção
5º MÓDULO
Perturbações do comportamento alimentar (anorexia, bulimia):
• Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
• Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
• Modelos e técnicas na intervenção
6º MÓDULO
Perturbações psicóticas e comportamentos suicidários na adolescência:
• Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
• Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
• Modelos e técnicas na intervenção
7º MÓDULO
Perturbação da ansiedade I: fobia social.
• Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
• Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
• Modelos e técnicas na intervenção
• Discussão de Caso Clínico
8º MÓDULO
Perturbações de ansiedade II : generalizada.
• Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
• Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
• Modelos e técnicas na intervenção
9º MÓDULO
Perturbação da ansiedade III: Separação
• Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
• Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
• Modelos e técnicas na intervenção
• Formulação clínica e plano de intervenção
• Discussão de Caso Clínico
10º MÓDULO
Perturbações de humor I – Depressão.
• Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
• Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
• Modelos e técnicas na intervenção
11º MÓDULO
Perturbações de humor II – Bipolar.
• Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
• Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
• Modelos e técnicas na intervenção.
12º MÓDULO
Perturbações disruptivas do comportamento (hiperactividade, oposição, conduta):
• Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
• Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
• Modelos e técnicas na intervenção
13º MÓDULO
Deficiência mental
• Avaliação clínica
• Modelos e técnicas na intervenção
14º MÓDULO
Perturbação das aptidões motoras.
• Avaliação clínica
• Modelos e técnicas na intervenção
15º MÓDULO
Perturbações globais do desenvolvimento (Autismo; Asperger):
• Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
• Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
• Modelos e técnicas na intervenção
16º MÓDULO
Supervisão com Crianças e Adolescentes com problemas de externalização:
• Modelos de tratamento
• Aplicação de técnicas na intervenção
17º MÓDULO
Supervisão com Crianças e Adolescentes com problemas de internalização:
• Modelos de tratamento
• Aplicação de técnicas na intervenção
18º MÓDULO
Intervenção com pais.
• Modelos de tratamento
• Aplicação de técnicas na intervenção
19º MÓDULO
Supervisão em Casos Clínicos com Intervenção com pais.
• Discussão de Casos Clínicos
20º MÓDULO
Análise e discussão de Casos Práticos
Supervisão
• Formulação clínica e plano de intervenção
21º MÓDULO
Orientação Tutelar
• Aplicação de técnicas na intervenção
PARTE III - Formações práticas e Workshops práticos (com acesso a condições especiais e sujeito a pré inscrição)
22º MÓDULO
Workshops (acesso a 2 Workshops (24 horas) em condições especiais)
Exploração de instrumentos de avaliação; Treino na administração dos instrumentos de avaliação e Elaboração de relatórios, nomeadamente nos seguintes instrumentos: - WISC-III; - CIF;
23º MÓDULO
Estágio de 40 horas