Apresentação
Desde a divulgação da Carta de Ottawa, em 1985, que a gestão dos determinantes da saúde tem vindo a constituir um aspecto central da estratégia de capacitar as pessoas, e particularmente os grupos vulneráveis da população, com os conhecimentos, as competências e as capacidades indispensáveis para melhorar os seus estilos de vida. A percepção, as representações sociais e as expectativas que as pessoas, os grupos e as comunidades têm sobre a sua saúde e a utilidade que lhe atribuem para o seu bem-estar constituem actualmente um instrumento de trabalho e de conhecimento indispensáveis para a elaboração de políticas de saúde ajustadas às suas necessidades.
Para se intervir nesta área com efectividade torna-se indispensável conhecer a contribuição que a nutrição e o exercício físico, designadamente, podem dar para a protecção da saúde e para os benefícios potenciais de mais anos de esperança de vida sem doença. Esta é a finalidade da criação deste curso de pós-graduação em Saúde, Nutrição e Exercício Físico
Competências
Domínio de conhecimentos ao nível do exercício e nutrição que possam conduzir à protecção da saúde.
Domínio de competências associadas ao processo de actualização de conhecimentos científicos.
Saídas Profissionais
Profissionais de saúde em que o exercício e nutrição sejam relevantes
Trabalho Final / Estágio
Trabalho final de investigação, com apresentação pública sob a forma de poster e com suporte num documento preparado para publicação em revista científica.