Pós-Graduação em Técnicas de Estudo, Monitorização e Conservação de Aves Selvagens
ConteúdoPós-Graduação em Técnicas de Estudo, Monitorização e Conservação de Aves Selvagens
Apresentação do Curso
As aves atraem uma enorme atenção do público em geral. Em consequência da sua conspicuidade e do seu poder de atracção, os estudos com aves desempenham um papel central no desenvolvimento das ciências ecológicas e etológicas, na definição de políticas e quadros legais para a conservação da natureza (atente-se na importância da Directiva Aves na UE), na monitorização dos ecossistemas, na realização de avaliações de impacto ambiental (AIA), etc. A observação de aves representa também uma actividade de lazer importante, nomeadamente com relevância na indústria (eco)turística.
Por razões históricas, o ensino da ornitologia é pouco desenvolvido nas universidades portuguesas. Tal contrasta com a importância que a ornitologia tem no nosso país ONG ambientais, empresas de consultadoria ambiental, organismos do estado e do poder local, empresas de ecoturismo, entre outros, procuram crescentemente incorporar ornitólogos nos seus quadros, e por vezes têm dificuldade em encontrar biólogos com essas valências.
A pós-graduação aqui proposta foca-se em aspectos da ornitologia de carácter eminentemente aplicado, e ajustados às necessidades e contextos nacionais. Os módulos de formação foram cuidadosamente seleccionados nesse sentido, procurando simultaneamente dar algumas bases teóricas que permitam uma melhor aprendizagem. O curso terá uma componente prática de terreno muito forte, com numerosas saídas de campo para observação e identificação, censos, anilhagem, e contacto com projectos de conservação da natureza.
Objectivos do Curso
Este curso pretende preparar licenciados ou mestres com formação na área das ciências biológicas e afins para trabalharem em ramos de actividade que necessitem de conhecimentos aplicados de ornitologia. Os formandos ficarão assim melhor habilitados a prosseguir uma carreira em domínios diversos como sejam a conservação da natureza, a monitorização ambiental, a avaliação de impacto ambiental, a educação ambiental ou a promoção do turismo ornitológico. O curso também dará uma formação de grande utilidade para candidatos a prosseguir actividades de investigação fundamental neste ramo do conhecimento.
Após a conclusão do curso, os alunos terão desenvolvido aptidões e adquirido conhecimentos essenciais como sejam:
Conhecimentos gerais da biologia e ecologia da classe Aves;
Competências em técnicas de captura, manuseamento e amostragem biológica em aves;
Familiaridade com a avifauna de Portugal e Ibérica, reconhecendo as espécies, os seus estatutos (legais e naturais) e a sua relevância de conservação;
Domínio de diversas técnicas de monitorização e censos de aves;
Conhecimento sumário de técnicas avançadas de estudo da avifauna (tracking, radar, isótpos estáveis, etc.);
Capacidade de conceber e desenhar um estudo aplicado simples;
Conhecimentos básicos de análise estatística com o software “R”;
Conhecimentos básicos de Sistemas de Informação Geográfica;
Capacidade de incorporar estudos ornitológicos em monitorizações e avaliações de impacto ambiental;
Familiaridade com as problemáticas de conservação da avifauna mais prementes em Portugal e no mundo, bem como com as técnicas e iniciativas de conservação existentes;
Conhecimento dos quadros legais nacionais e europeus com relevância para a conservação, ordenamento e gestão ambiental e da avifauna.
Outro curso relacionado com gerenciamento ambiental