ObjectivosA Pós-Graduação em Terapias Cognitivo-Comportamentais - Curso Avançado, pretende dotar os participantes do Curso, para além do suporte teórico, o domínio de amplos aspectos da prática dos modelos cognitivos e comportamentais, bem como proporcionar o conhecimento actualizado das mais recentes inovações no campo das terapias cognitivas e investigacionais das áreas leccionadas. Os aspectos da articulação entre a teoria e prática, a discussão de casos clínicos, a demonstração das estratégias terapêuticas através de role play e a supervisão dos casos clínicos apresentados pelos formandos, constituirão a base estruturante do curso. Pretende-se que o aluno adquira os conhecimentos suficientes para a elaboração e concretização de um plano terapêutico de acordo com os modelos cognitivo-comportamentais nas áreas clínicas focadas no Curso. A estruturação do curso exigirá assim uma participação muito activa dos formandos.
Dirigido aLicenciados em áreas das ciências da saúde. Posse de bases teóricas do modelo cognitivo-comportamental comprovadas curricularmente. Ter presentemente actividade clínica com viabilidade da prática do modelo cognitivo-comportamental.
TitulaçãoEspecialista em Terapia Cognitivo-Comportamental
Curso Avançado
Conteúdo
Estrutura curricular
- Módulos teórico-práticos: Fobia Social; Psicose; Anorexia Nervosa; Bulimia Nervosa; Perturbações da Personalidade; Intervenções em Crianças e Adolescentes; Depressão.
- Dos modelos aos processos de mudança.
- Dos processos de mudança ás técnicas psicoterapêuticas.
- A terceira vaga da terapia cognitiva: as terapias de aceitação e o mindfulness.
- Demonstração das técnicas e discussão da sua aplicação através de histórias clínicas de doentes (apresentação de casos, formulação do caso, discussão das técnicas e demonstração em role play).
- Supervisão de casos apresentados pelos alunos do curso.
Destinatários
Licenciados em áreas das ciências da saúde.
Posse de bases teóricas do modelo cognitivo-comportamental comprovadas curricularmente.
Ter presentemente actividade clínica com viabilidade da prática do modelo cognitivo-comportamental.