ObjectivosVisa-se a formação teórica e prática de terapeutas sistémicos familiares e comunitários. Postula-se o desenvolvimento das suas capacidades de observação, diagnóstico e intervenção, no contexto de modalidades múltiplas de condução psico-sociológica clínica.
Dirigido aLicenciados em Psicologia, em Medicina, em Serviço Social, assim como outros licenciados profissionais da área da saúde e acção social.
TitulaçãoEspecialista em Terapia Familiar e Comunitária
ConteúdoPlano Curricular
A formação terá uma forte componente prática. Em cada módulo haverá desempenhos figurativos (role playing), com simulação de casos, a discussão de casos reais, o visionamento de casos gravados, a participação em consultas ao vivo, quer mediante a co-terapia, quer recorrendo a sistemas audio-visuais de circuito interno de observação em grupo, quer assistindo "em sala" como observadores distanciados, mas intervenientes como equipa-reflectora, no decurso das sessões.
No segundo ano, os alunos realizarão co-terapias supervisionadas pelos docentes.
Disporão ainda de horas de tutoria, como apoio à realização de seus trabalhos finais.
No decurso da pós-graduação os alunos realizam pelo menos um estágio de curta duração na Unidade de Dia de Psiquiatria do Hospital Virgem Macarena (Sevilha), supervisionados por um dos Directores Científicos, Prof. Doutor Francisco Ortega Beviá.
O Curso conta também com uma plataforma de e-learning, que disponibiliza os conteúdos das aulas e promove o contacto à distância entre os formandos e os docentes.
1º Ano
5 módulos distribuídos por 36 semanas e 4 seminários. Total: 176h
2º Ano
5 módulos distribuídos por 36 semanas e 4 seminários. O módulo de tutoria terá horário flexível de acordo com a disponibilidade dos alunos. Total: 174h
Os seminários serão dirigidos por especialistas externos convidados.