Pós-Graduação em Terapias Cognitivo-Comportamentais - avaliação e intervenção

Solicite informação

Pós-Graduação em Terapias Cognitivo-Comportamentais - avaliação e intervenção

  • Objectivos Ministrar conhecimentos necessários ao diagnóstico, classificação, avaliação e tratamento psicológico da psicopatologia do adulto.





    Formação de acordo com protocolos de tratamento empiricamente validados.





    Conceptualização e discussão de casos clínicos.
  • Dirigido a Licenciados em Psicologia; Mestres em Psicologia (Mestrado Integrado); Estudantes a frequentar o Mestrado Integrado em Psicologia e Internos de Pedopsiquiatria
  • Conteúdo PLANO GERAL OBRIGATÓRIO - PARTE I, II E IIIPLANO OPCIONAL - PARTE IV  (workshops em condições especiais, sujeito a pré-inscrição) PARTE I - Apresentação de Protocolos de Avaliação Psicológica com AdultosMÓDULO 1: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL- Treino na administração de Protocolos de Avaliação Psicológica de Adultos- Diagnóstico Diferencial (DSM-IV-TR)PARTE II - Técnicas e Estratégias de Intervenção (módulos com vertente prática)MÓDULO 2: MODELOS DE PSICOTERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAIS DE “1ª GERAÇÃO”Técnicas de Intervenção Comportamental:- Condicionamento Clássico- Condicionamento Operante- Aprendizagem Social (transição)- Aplicações das Estratégias e Técnicas Comportamentais em Casos Clinicos.MÓDULO 3: MODELOS DE PSICOTERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAIS DE “2ª GERAÇÃO”Técnicas de Intervenção Cognitiva- Terapia Racional Emotiva e Comportamental de A. Ellis- Terapia Cognitiva de A. Beck- Terapia Focada nos Esquemas de J. Young- Aplicações das Estratégias e Técnicas Cognitivas  em Casos Clinicos. MÓDULO 4: MODELOS COGNITIVO COMPORTAMENTAIS DE “3ª GERAÇÃO”Modelos de intervenção baseados no Mindfulness:-Mindfulness-Based Cognitive Therapy ( MBCT; Segal, Williams, &Teasdale,2002)-Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR; Kabat - Zinn, 1982,1990)-Acceptance and Commitment Therapy (ACT; Hayes, Strosahl,&Wilson 1999)-Dialectial Behavior herapy (DBT; Linehan,1993)-Compassion Focused Therapy (CFT;Gilbert,2005)Teoria e Prática ; Aplicações Clínicas. PARTE III – Técnicas e Estratégias de Intervenção em Quadros Específicos (módulos com vertente prática)MÓDULO 5: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DO HUMOR IEpisódio Depressivo Major / Depressão- Diagnóstico Categorial e Características Clínicas- Avaliação clínica e treino na Administração de um  instrumento de Avaliação- Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção MÓDULO 6: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DO HUMOR IIPerturbação Bipolar- Diagnóstico Categorial e Características Clínicas- Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação - Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção MÓDULO 7: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DA ANSIEDADE I:Perturbação de Pânico e Agorafobia- Diagnóstico Categorial e Características Clínicas- Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação- Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção MÓDULO 8: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES SOMATOFORMES:Hipocondria- Diagnóstico Categorial e Características Clínicas - Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação- Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção MÓDULO 9: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DA ANSIEDADE II:Perturbação da Ansiedade Generalizada- Diagnóstico Categorial e Características Clínicas - Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação- Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de IntervençãoMÓDULO 10: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DA ANSIEDADE III:Fobia Social- Diagnóstico Categorial e Características Clínicas - Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação- Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção MÓDULO 11: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DA ANSIEDADE IV:Perturbação Pós Stress Traumático- Diagnóstico Categorial e Características Clínicas - Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação- Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção MÓDULO 12: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DA ANSIEDADE V:Perturbação Obsessiva Compulsiva- Diagnóstico Categorial e Características Clínicas - Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação- Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção MÓDULO 13: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR:- Diagnóstico Categorial e Características Clínicas - Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação- Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção MÓDULO 14: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DA PERSONALIDADE I E II:- Diagnóstico Categorial e Características Clínicas - Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação- Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção MÓDULO 15: TERAPIA /INTERVENÇÃO COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DE ABUSO DE SUBSTÂNCIAS/COMPORTAMENTOS ADITIVOS:- Diagnóstico Categorial e Características Clínicas - Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação- Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção MÓDULO 16: TERAPIA / INTERVENÇÃO COGNITIVO COMPORTAMENTAL NAS PERTURBAÇÕES PSICÓTICAS:- Diagnóstico Categorial e Características Clínicas - Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação- Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção MÓDULO 17: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DA SEXUALIDADE:- Diagnóstico Categorial e Características Clínicas - Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação- Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção MÓDULO 18: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA I - PERTURBAÇÕES DE INTERNALIZAÇÃO- Características Clínicas e Desenvolvimentais- Avaliação Clínica e treino na administração de um instrumento de Avaliação- Protocolos de Intervenção Empiricamente Validados MÓDULO 19: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA II - PERTURBAÇÕES DE EXTERNALIZAÇÃO- Características Clínicas e Desenvolvimentais- Avaliação Clínica e treino na administração de instrumentos de Avaliação- Protocolos de Intervenção Empiricamente Validados MÓDULO 20: SUPERVISÃO / ANÁLISE E DISCUSSÃO DE CASOS PRÁTICOS: FORMULAÇÃO CLÍNICA E PLANO DE INTERVENÇÃO.  PARTE IV – Módulo 21º e 22º é Opcional (workshops em condições especiais, sujeito a pré-inscrição) 21º MÓDULO: FORMAÇÕES PRÁTICAS EM DIVERSAS TEMÁTICAS NA ÁREA DA PSICOLOGIA.Acesso a 4 Workshops (48 horas) em condições especiais:-WISC - R  -Treino na administração dos instrumentos de avaliação e Elaboração de Relatórios.-RORSCHACH - R - Apresentação da prova projectiva, interpretação e cotação.-GRIFFITTS - R - Treino na administração dos instrumentos de avaliação e Elaboração de Relatórios.-Roberts Appercetion Test For Children--Treino na administração dos instrumentos de avaliação e Elaboração de Relatórios.-Avaliação e Intervenção na Gravidez , Maternidade e Vinculação .-Avaliação Psicológica na Idade Adulta Avançada -  Treino na Administração de Instrumentos de Avaliação.-Intervenção Psicológica na Idade Adulta Avançada - Treino de Protocolos de Intervenção22º MÓDULO - ESTÁGIO de 40 horas(Práticas numa Instituição de apoio à idade adulta, cuja orientação e supervisão do estágio será efectuada pela Coordenação Científica.)

Outro curso relacionado com psicologia - cognitiva