PLANO GERAL OBRIGATÓRIO - PARTE I, II E III
PLANO OPCIONAL - PARTE IV (gratuíto e sujeito a pré-inscrição)
PARTE I - Apresentação de Protocolos de Avaliação Psicológica com Adultos
MÓDULO 1: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL
- Treino na administração de Protocolos de Avaliação Psicológica de Adultos
- Diagnóstico Diferencial (DSM-IV-TR)
PARTE II - Técnicas e Estratégias de Intervenção (módulos com vertente prática)
MÓDULO 2: MODELOS DE PSICOTERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAIS DE “1ª GERAÇÃO”
Técnicas de Intervenção Comportamental:
- Condicionamento Clássico
- Condicionamento Operante
- Aprendizagem Social (transição)
- Aplicações das Estratégias e Técnicas Comportamentais em Casos Clinicos.
MÓDULO 3: MODELOS DE PSICOTERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAIS DE “2ª GERAÇÃO”
Técnicas de Intervenção Cognitiva
- Terapia Racional Emotiva e Comportamental de A. Ellis
- Terapia Cognitiva de A. Beck
- Terapia Focada nos Esquemas de J. Young
- Aplicações das Estratégias e Técnicas Cognitivas em Casos Clinicos.
MÓDULO 4: MODELOS COGNITIVO COMPORTAMENTAIS DE “3ª GERAÇÃO”
Modelos de intervenção baseados no Mindfulness:
-Mindfulness-Based Cognitive Therapy ( MBCT; Segal, Williams, &Teasdale,2002)
-Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR; Kabat - Zinn, 1982,1990)
-Acceptance and Commitment Therapy (ACT; Hayes, Strosahl,&Wilson 1999)-Dialectial Behavior herapy (DBT; Linehan,1993)
-Compassion Focused Therapy (CFT;Gilbert,2005)
Teoria e Prática ; Aplicações Clínicas.
PARTE III – Técnicas e Estratégias de Intervenção em Quadros Específicos (módulos com vertente prática)
MÓDULO 5: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DO HUMOR I
Episódio Depressivo Major / Depressão
- Diagnóstico Categorial e Características Clínicas
- Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação
- Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção
MÓDULO 6: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DO HUMOR II
Perturbação Bipolar
- Diagnóstico Categorial e Características Clínicas
- Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação
- Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção
MÓDULO 7: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DA ANSIEDADE I:
Perturbação de Pânico e Agorafobia
- Diagnóstico Categorial e Características Clínicas
- Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação
- Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção
MÓDULO 8: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES SOMATOFORMES:
Hipocondria
- Diagnóstico Categorial e Características Clínicas
- Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação
- Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção
MÓDULO 9: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DA ANSIEDADE II:
Perturbação da Ansiedade Generalizada
- Diagnóstico Categorial e Características Clínicas
- Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação
- Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção
MÓDULO 10: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DA ANSIEDADE III:
Fobia Social
- Diagnóstico Categorial e Características Clínicas
- Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação
- Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção
MÓDULO 11: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DA ANSIEDADE IV:
Perturbação Pós Stress Traumático
- Diagnóstico Categorial e Características Clínicas
- Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação
- Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção
MÓDULO 12: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DA ANSIEDADE V:
Perturbação Obsessiva Compulsiva
- Diagnóstico Categorial e Características Clínicas
- Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação
- Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção
MÓDULO 13: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR:
- Diagnóstico Categorial e Características Clínicas
- Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação
- Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção
MÓDULO 14: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DA PERSONALIDADE I E II:
- Diagnóstico Categorial e Características Clínicas
- Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação
- Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção
MÓDULO 15: TERAPIA /INTERVENÇÃO COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DE ABUSO DE SUBSTÂNCIAS/COMPORTAMENTOS ADITIVOS:
- Diagnóstico Categorial e Características Clínicas
- Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação
- Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção
MÓDULO 16: TERAPIA / INTERVENÇÃO COGNITIVO COMPORTAMENTAL NAS PERTURBAÇÕES PSICÓTICAS:
- Diagnóstico Categorial e Características Clínicas
- Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação
- Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção
MÓDULO 17: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DA SEXUALIDADE:
- Diagnóstico Categorial e Características Clínicas
- Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação
- Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção
MÓDULO 18: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA I - PERTURBAÇÕES DE INTERNALIZAÇÃO
- Características Clínicas e Desenvolvimentais
- Avaliação Clínica e treino na administração de um instrumento de Avaliação
- Protocolos de Intervenção Empiricamente Validados
MÓDULO 19: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA II - PERTURBAÇÕES DE EXTERNALIZAÇÃO
- Características Clínicas e Desenvolvimentais
- Avaliação Clínica e treino na administração de instrumentos de Avaliação
- Protocolos de Intervenção Empiricamente Validados
MÓDULO 20: SUPERVISÃO / ANÁLISE E DISCUSSÃO DE CASOS PRÁTICOS: FORMULAÇÃO CLÍNICA E PLANO DE INTERVENÇÃO.
PARTE IV – Módulo 21º e 22º é Opcional , podendo optar quatro workshops no 21º módulo.
21º MÓDULO: FORMAÇÕES PRÁTICAS EM DIVERSAS TEMÁTICAS NA ÁREA DA PSICOLOGIA.
· WISC - R -Treino na administração dos instrumentos de avaliação e Elaboração de Relatórios.
· RORSCHACH - R - Apresentação da prova projectiva, interpretação e cotação.
·GRIFFITTS - R - Treino na administração dos instrumentos de avaliação e Elaboração de Relatórios.
. Roberts Appercetion Test For Children--Treino na administração dos instrumentos de avaliação e Elaboração de Relatórios.
·Avaliação e Intervenção na Gravidez , Maternidade e Vinculação .
.Avaliação Psicológica na Idade Adulta Avançada - Treino na Administração de Instrumentos de Avaliação.
.Intervenção Psicológica na Idade Adulta Avançada - Treino de Protocolos de Intervenção
22º MÓDULO - ESTÁGIO
(Práticas numa Instituição de apoio à idade adulta, cuja orientação e supervisão do estágio será efectuada pela Coordenação Científica.)