Pós-Graduação em Terapias Cognitivo-Comportamentais, 8ª, 9ª e 10ª edição

Solicite informação

Pós-Graduação em Terapias Cognitivo-Comportamentais, 8ª, 9ª e 10ª edição

  • Objectivos Ministrar conhecimentos necessários ao diagnóstico, classificação, avaliação e tratamento psicológico da psicopatologia do adulto.

    Formação de acordo com protocolos de tratamento empiricamente validados.

    Conceptualização e discussão de casos clínicos.
  • Dirigido a Licenciados em Psicologia; Mestres em Psicologia (Mestrado Integrado); Estudantes a frequentar o Mestrado Integrado em Psicologia e Internos de Pedopsiquiatria.
  • Conteúdo
    PORTO| início 05 de Janeiro 2013 
    LISBOA |16 de Fevereiro 2013 
    COIMBRA|23 de Fevereiro 2012 

    PLANO CURRICULAR 

    PLANO GERAL OBRIGATÓRIO - PARTE I, II E III

    PLANO OPCIONAL - PARTE IV  (gratuíto e sujeito a pré-inscrição)
     

     PARTE I - Apresentação de Protocolos de Avaliação Psicológica com Adultos

    MÓDULO 1: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL

    - Treino na administração de Protocolos de Avaliação Psicológica de Adultos
    - Diagnóstico Diferencial (DSM-IV-TR)

    PARTE II Técnicas e Estratégias de Intervenção (módulos com vertente prática)

    MÓDULO 2MODELOS DE PSICOTERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAIS DE “1ª GERAÇÃO”

    Técnicas de Intervenção Comportamental:
    - Condicionamento Clássico
    - Condicionamento Operante
    - Aprendizagem Social (transição)
    - Aplicações das Estratégias e Técnicas Comportamentais em Casos Clinicos.

    MÓDULO 3MODELOS DE PSICOTERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAIS DE “2ª GERAÇÃO”

    Técnicas de Intervenção Cognitiva
    - Terapia Racional Emotiva e Comportamental de A. Ellis
    - Terapia Cognitiva de A. Beck
    - Terapia Focada nos Esquemas de J. Young
    - Aplicações das Estratégias e Técnicas Cognitivas  em Casos Clinicos.
     

    MÓDULO 4: MODELOS COGNITIVO COMPORTAMENTAIS DE “3ª GERAÇÃO”

    Modelos de intervenção baseados no Mindfulness:
    -Mindfulness-Based Cognitive Therapy ( MBCT; Segal, Williams, &Teasdale,2002)
    -Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR; Kabat - Zinn, 1982,1990)
    -Acceptance and Commitment Therapy (ACT; Hayes, Strosahl,&Wilson 1999)-Dialectial Behavior herapy (DBT; Linehan,1993)
    -Compassion Focused Therapy (CFT;Gilbert,2005)
    Teoria e Prática ; Aplicações Clínicas.
     

    PARTE III – Técnicas e Estratégias de Intervenção em Quadros Específicos (módulos com vertente prática)

    MÓDULO 5: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DO HUMOR I

    Episódio Depressivo Major / Depressão
    - Diagnóstico Categorial e Características Clínicas
    - Avaliação clínica e treino na Administração de um  instrumento de Avaliação
    - Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção
     
    MÓDULO 6: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DO HUMOR II
    Perturbação Bipolar
    - Diagnóstico Categorial e Características Clínicas
    Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação
     
    Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção
     
    MÓDULO 7: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DA ANSIEDADE I:
    Perturbação de Pânico e Agorafobia
    - Diagnóstico Categorial e Características Clínicas
    - Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação
    Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção
     
    MÓDULO 8: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES SOMATOFORMES:
    Hipocondria
    - Diagnóstico Categorial e Características Clínicas
     - Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação
    Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção
     
    MÓDULO 9: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DA ANSIEDADE II:
    Perturbação da Ansiedade Generalizada
    - Diagnóstico Categorial e Características Clínicas
     - Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação
    Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção

    MÓDULO 10: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DA ANSIEDADE III:
    Fobia Social
    - Diagnóstico Categorial e Características Clínicas
     - Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação
    Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção
     
    MÓDULO 11: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DA ANSIEDADE IV:
    Perturbação Pós Stress Traumático
    - Diagnóstico Categorial e Características Clínicas
     - Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação
    Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção
     
    MÓDULO 12: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DA ANSIEDADE V:
    Perturbação Obsessiva Compulsiva
    - Diagnóstico Categorial e Características Clínicas
     - Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação
    Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção
     
    MÓDULO 13: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR:
    - Diagnóstico Categorial e Características Clínicas
     - Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação
    Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção
     
    MÓDULO 14: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DA PERSONALIDADE I E II:
    - Diagnóstico Categorial e Características Clínicas
     - Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação
    Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção
     
    MÓDULO 15: TERAPIA /INTERVENÇÃO COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DE ABUSO DE SUBSTÂNCIAS/COMPORTAMENTOS ADITIVOS:
    - Diagnóstico Categorial e Características Clínicas
     - Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação
    Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção
     
    MÓDULO 16: TERAPIA / INTERVENÇÃO COGNITIVO COMPORTAMENTAL NAS PERTURBAÇÕES PSICÓTICAS:
    - Diagnóstico Categorial e Características Clínicas
     - Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação
    Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção
     
    MÓDULO 17: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DA SEXUALIDADE:
    - Diagnóstico Categorial e Características Clínicas
     - Avaliação clínica e treino na Administração de um instrumento de Avaliação
    Modelos e Ténicas de Intervenção / Protocolos de Intervenção
     
    MÓDULO 18: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA I - PERTURBAÇÕES DE INTERNALIZAÇÃO
    - Características Clínicas e Desenvolvimentais
    - Avaliação Clínica e treino na administração de um instrumento de Avaliação
    - Protocolos de Intervenção Empiricamente Validados
     
    MÓDULO 19: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DAS PERTURBAÇÕES DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA II - PERTURBAÇÕES DE EXTERNALIZAÇÃO
    - Características Clínicas e Desenvolvimentais
    - Avaliação Clínica e treino na administração de instrumentos de Avaliação
    - Protocolos de Intervenção Empiricamente Validados
     
    MÓDULO 20: SUPERVISÃO / ANÁLISE E DISCUSSÃO DE CASOS PRÁTICOS: FORMULAÇÃO CLÍNICA E PLANO DE INTERVENÇÃO.
     
     PARTE IV – Módulo 21º e 22º é Opcional , podendo optar quatro workshops no 21º módulo.
     
    21º MÓDULO: FORMAÇÕES PRÁTICAS EM DIVERSAS TEMÁTICAS NA ÁREA DA PSICOLOGIA.

    · WISC - R  -Treino na administração dos instrumentos de avaliação e Elaboração de Relatórios.
    · RORSCHACH - R - Apresentação da prova projectiva, interpretação e cotação.
    ·GRIFFITTS - R - Treino na administração dos instrumentos de avaliação e Elaboração de Relatórios.
    . Roberts Appercetion Test For Children--Treino na administração dos instrumentos de avaliação e Elaboração de Relatórios.
    ·Avaliação e Intervenção na Gravidez , Maternidade e Vinculação .
    .Avaliação Psicológica na Idade Adulta Avançada -  Treino na Administração de Instrumentos de Avaliação.
    .Intervenção Psicológica na Idade Adulta Avançada - Treino de Protocolos de Intervenção


    22º MÓDULO - ESTÁGIO

    (Práticas numa Instituição de apoio à idade adulta, cuja orientação e supervisão do estágio será efectuada pela Coordenação Científica.)

Outro curso relacionado com psicologia - cognitiva