ObjectivosAdquirir competências profissionais, de forma a produzir mudanças de práticas com a integração de ferramentas de comunicação e interacção à distância, no processo de ensino e aprendizagem, bem como o desenvolvimento de projectos/actividades que potenciem a utilização das TIC em contextos inter e transdisciplinares.
Dirigido aProfessores de todos os níveis de ensino dispondo de licenciatura e profissionalizados.
TitulaçãoEspecialista em TIC em contextos de aprendizagem.
ConteúdoEnquadramento
A escola, enquanto organização social, apresenta uma complexidade natural própria, a que se juntam todas as valências de ordem educativa, curricular e pedagógica. Tanto no âmbito educativo como no organizacional, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm vindo a assumir um papel cada vez mais influente e imprescindível, sendo notória uma evolução permanente nos paradigmas relacionados com a sua utilização.
Se encararmos os diversos componentes das organizações escolares de ensino não superior numa perspectiva sistémica, se houver um conhecimento integrador das realidades e necessidades e a esta visão aplicarmos os recursos tecnológicos adequados, poderemos dar um salto qualitativo significativo na produtividade e eficiência do uso educativo das TIC.
As ferramentas de comunicação e interacção à distância proporcionados pelas TIC podem ser potenciadas na promoção de boas práticas nos vários contextos e modelos de aprendizagem, de que são exemplo o trabalho colaborativo e as comunidades virtuais de aprendizagem.