Pós-Graduação Intensiva em Proteção de Crianças e Jovens: entre o Risco e a Justiça [Madeira]

Solicite informação

Pós-Graduação Intensiva em Proteção de Crianças e Jovens: entre o Risco e a Justiça [Madeira]

  • Conteúdo

    A infância, a juventude e o risco

    • Evolução histórica do conceito de criança
    • Conceitos, definições e tipologias
    • Identificar e reconhecer o maltrato
    • Fatores de risco VS Fatores protetores
    • Intergeracionalidade

     

    Direito de Menores

    • Definição dos Conceitos:
               – Criança
                – Direitos Fundamentais
                – Responsabilidades Parentais
                – Adoção
                – Apadrinhamento Civil
    • Processos tutelares cíveis:
                – Adoção
                – Apadrinhamento civil

     

    Sistema Legal de Promoção e Proteção

    • Os Direitos Fundamentais das Crianças
    • A génese das CPM
    • A alteração legislativa que conduziu à criação das CPCJ
    • O Sistema Legal de Promoção e Proteção: Âmbito e competências das ECMIJ no Sistema de Promoção e Proteção
    • Natureza e competências das CPCJ
    • Intervenção judicial
    • Medidas de Promoção e Proteção e Acordo negociado em meio natural de vida e em regime residencial
    • Pedidos de autorização para a participação de crianças em eventos culturais e recreativos

     

    Delinquência Juvenil: identificar para intervir

    • Conceitos/definições
    • Enquadramento legal
    • Tipologias
    • Perfis
    • Fatores de risco
    • Estratégias/programas e abordagens
    • Intervenção no contexto familiar
    • Intervenção no contexto escolar

     

    Modelos e técnicas no atendimento de casos

    • Definições gerais relativas a situações de maus-tratos
    • Indicadores e contextos de risco/contextos de proteção
    • Orientações relativas aos processos de sinalização e coordenação entre as ECMIJ e as CPCJ
    • Informação acerca de técnicas e instrumentos que possam facilitar o processo de avaliação diagnóstica nos casos de maus-tratos ou outras situações de perigo
    • Métodos e técnicas de atendimento à criança/família
    • Intervenção: questões ético-deontológicas
    • Métodos e técnicas com orientações que facilitem o processo de avaliação das situações de perigo

     

    Gestão/mediação de conflitos

    • Das interações sociais aos conflitos
    • Mediação escolar: uma gestão positiva

     

    Competências Parentais: modelos de intervenção psicossocial 

    • Competências parentais e educação parental: definição de conceitos
    • Programas de intervenção e instrumentos de avaliação de competências parentais

     

    Crianças e Jovens: modelos de intervenção

    • Contextualização da intervenção: contextos, modelos e instrumentos de intervenção
    • Intervenção individual com a criança/jovem
    • Intervenção grupal com a criança/jovem

     

    Violência(s) na Escola/Pares

    • Conceitos de definições
    • Formas de agressão
    • Vitimação: género e idade
    • Relação agressor/vítima

     

    Violência nas Relações de Intimidades Juvenis

    • Abordagens explicativas
    • Fatores mediadores para a agressão e vitimação
    • Jovens vítimas e agressores nas suas relações íntimas

Outro curso relacionado com psicologia - aplicada

  • Licenciatura em Sociologia [FCSEA]

  • Centro: Universidade Lusófona
  • Solicite informação
  • Licenciatura em Psicologia [EPCV]

  • Centro: Universidade Lusófona
  • Solicite informação
  • Mestrado em Sociologia

  • Centro: UBI - Universidade da Beira Interior
  • Solicite informação
  • Licenciatura em Sociologia

  • Centro: UNL - Universidade Nova de Lisboa
  • Solicite informação
  • Mestrado em Stress e Bem-Estar

  • Centro: Universidade de Lisboa
  • Solicite informação
  • Mestrado em Genética Forense

  • Centro: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
  • Solicite informação
  • Mestrado em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos

  • Centro: UNL - Universidade Nova de Lisboa
  • Solicite informação