A Escola Superior Agrária de Castelo Branco foi criada pelo Dec. Lei n.º 513-T/79 de 26 de Setembro e a sua primeira Comissão Instaladora foi nomeada em 29 de Setembro de 1980, através do despacho n.º 329/80 (DR II Série n.º 225).
As actividades lectivas iniciaram-se no ano lectivo de 1983/84, então com dois cursos de bacharelato - Produção Agrícola e Produção Animal.
Dois anos mais tarde (1985/86), um terceiro curso passou a ser ministrado na Escola, concretamente o de Produção Florestal.
Em 1989/90 foi a vez de se dar início às actividades lectivas do curso de Bacharelato em Maquinaria Agrícola.
Dando resposta às solicitações crescentes em matéria de ambiente e recursos naturais, foi criado o curso de Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais em 1994/95 (hoje, Eng.ª do Recursos Naturais e Ambiente).
Finalmente, em 1996/97 iniciou-se o curso de Bacharelato em Engenharia Rural , que, com um plano curricular mais abrangente, veio substituir o curso de Maquinaria Agrícola. No sentido de melhor harmonizar os cursos propostos pela Escola com as necessidades do mercado, este curso acabou por vir a ser integrado naquele que é hoje o curso de Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente, constituindo a 'opção/ramo Rural' do mesmo.
1998/99, devido à alteração na Lei de Bases do Sistema Educativo, passa a ser permitido às Escolas Superiores Agrárias ministrar cursos de Licenciatura e conferir o respectivo título académico.
Indo ao encontro desta nova realidade, e face à permanente preocupação de dar resposta às necessidades do mercado de trabalho, mas também atendendo à necessária flexibilização da capacidade formativa da ESACB de acordo com a realidade do sector agrário, a Escola ministra actualmente os seguintes cursos de licenciatura:
* Enfermagem Veterinária
* Engenharia Agronómica
* Engenharia Biológica e Alimentar
* Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente
* Nutrição Humana e Qualidade Alimentar
* Protecção Civil
Estes cursos proporcionam aos alunos uma sólida lab-2007.jpgformação científica, técnica e prática, visando o exercício de actividades profissionais nos domínios das Ciências Agrárias, Animais e Florestais, dos Recursos Naturais e do Ambiente e, mais recentemente, da Biologia Aplicada e da Protecção Civil, articulando os conhecimentos teóricos com a realidade prática, incentivando o espírito de observação crítico e motivando os alunos para a experimentação e a pesquisa, sempre com o objectivo de que a Engenharia consiga dar resposta aos problemas do dia-a-dia da nossa Sociedade.
Paralelamente à actividade formativa, a ESACB actua também ao nível das actividades de investigação aplicada, ao mesmo tempo que protocolos de colaboração com algumas das mais destacadas instituições de investigação e do aparelho produtivo, quer a nível nacional, quer mesmo estrangeiras.
A ESACB participa, ainda, em vários Programas Comunitários , nomeadamente, SOCRATES, ERAMUS, LEONARDO DA VINCI, LINGUA, TEMPUS, FAIR, INTERREG, ALFA e na rede temática COST, desenvolvendo actividades de investigação, mobilidade de alunos e professores e acções com vista ao estabelecimento de programas de estudos conjuntos com Universidades Europeias (e também da América Latina). A Escola é ainda parceira nobenvindos_07_08.jpg Programa Vasco da Gama, que promove o intercâmbio nacional de estudantes que se encontrem a frequentar o ensino politécnico, e que é uma realidade desde o ano lectivo de 2000/01.
Finalmente, é também de assinalar que a ESACB promove a divulgação do conhecimento científico, por meio de actividades como palestras temáticas, seminários e congressos, ao mesmo tempo que coloca os seus serviços à disposição da Comunidade em que está inserida, nomeadamente através da realização de análises e estudos, para além da prestação das mais diversas formas de assessoria técnica.