A Escola da APEL (Associação Promotora do Ensino Livre), escola católica, foi fundada a 21 de Julho de 1978, tendo dado início à sua actividade a 1 de Outubro de 1978. Foi criada, quando, em meados dos anos 70, se reconheceu a necessidade premente da existência de um estabelecimento do ensino particular de nível complementar, actual secundário, onde os alunos que terminavam o 3º ciclo pudessem continuar a optar pelo ensino privado.
Diferente nas opções, Excelente nas soluções! Qualidade educativa em Turno Único
Diferente nas opções, Excelente nas soluções! Qualidade educativa em Turno Único Inicialmente vocacionada apenas para os cursos gerais de prosseguimento de estudos, actualmente, a Escola da Apel desenvolve a sua actividade, também, na vertente profissional tendo em vista os jovens da RAM que, não estando vocacionados para o ensino superior, optem por entrar no mercado do trabalho, preocupando-se, assim, com uma constante adaptação às exigências do mercado de trabalho.
A Escola da Apel foi inovadora em diversas áreas do ensino ao aderir desde longa data aos cursos de formação profissional tanto para activos, como para pessoas à procura do primeiro emprego. Foi, ainda, das primeiras escolas a dar início aos cursos do 13ºano via pro-fissionalizante, colaborando, assim, com a Secretaria Regional de Educação na formação profissional dos jovens da RAM que, por um motivo ou outro, não prosseguem os seus estudos.
Para além dos alunos que todos os anos ingressam na universidade, há, hoje, inúmeros jovens que se inseriram no mercado do trabalho graças à formação adquirida na nossa instituição.
Projecto educativo de qualidade, com grandes opções pedagógicas:
*
Perspectiva personalizadora / humanista da educação definidora de cidadania solidária;
*
Síntese entre a vida, a cultura e a fé;
*
Participação e cooperação como dinâmica fundamental da acção educativa da comunidade;
*
Educação na mudança e para a mudança exigida pelos novos desafios do Século XXI;
* Educação de excelência no contexto de uma escola cultural.
Pessoa colectiva de fim interessado não lucrativo, de reconhecida utilidade pública, paralelismo pedagógico, acreditação e abrangida pela lei do mecenato.
*
Instalações modernas e funcionais.
*
Melhor Média Regional nos Resultados dos Exames Nacionais do 12º ano (em 2003/2004; 2004/2005).
*
Elevada Percentagem de ingresso de alunos no Ensino Superior e colocados na 1ª opção (82% de ingresso; 22 alunos em Medicina em 2005; 80% de ingresso; 18 alunos em Medicina em 2004).