Em nome de todos os colaboradores da Escola Superior de Educação João de Deus, desejo-lhe as boas vindas a esta sua casa.
Aqui vivem-se momentos de trabalho apaixonantes, que exigem algum esforço, mas que proporcionam também imensa alegria, partilhada num ambiente de amizade e franca camaradagem.
Somos uma família grande, herdeira de uma das mais nobres tradições: a dedicação ao ensino e à educação, que aprendemos com o poeta e pedagogo João de Deus.
Habitamos um espaço onde já viveram, na sua meninice, mulheres e homens que se tornaram grandes vultos da educação, das artes e da cultura. Por aqui passaram vários Presidentes da República e Ministros, e todos quantos aqui entraram souberam esquecer as suas divergências políticas, ideológicas ou religiosas e comungaram do mesmo ideal: educar. Por isso, o escritor Hipólito Raposo apelidou o Museu João de Deus de "Praça da Concórdia".
É este clima de elevação, de paixão pelo conhecimento, de tolerância e simpatia que queremos partilhar com todos.
Aqui encontra um grupo de pessoas experientes, conhecedoras e dedicadas, prontas a contribuir para a aquisição do conhecimento e a formação de competências e para ajudar nos momentos de dificuldade. Esta Escola orgulha-se dos seus valores humanistas, de solidariedade e convivialidade, alicerces de um passado que muito nos honra. Mas vivemos, sobretudo, de olhos postos no presente e projectamos já o espírito para horizontes de futuro.
Por isso, nesta era de revolução tecnológica com vista para terceiro milénio, este espaço de pesquisa e formação permanente conta consigo para uma reflexão conjunta sobre o que se faz ou deveria fazer em matéria educativa, dispondo do forte incentivo que representa a participação em visitas de estudo, conferências e seminários.
E, caso seja um visitante que pretenda vir a ser um aluno desta Escola, o nosso mais ardente desejo é que, finalizado o seu curso, se sinta feliz na opção que fez e apto a desempenhar a tão gratificante missão profissional que abraçou: ajudar as crianças a prepararem-se para a vida.
António Ponces de Carvalho
Director da Escola Superior de Educação João de Deus