A Escola Superior de Saúde do Alcoitão, com 4 décadas de existência, pioneira na sua actividade e com dimensão internacional desde a sua origem, contribui para o ensino e a difusão do conhecimento a nível superior e da formação contínua na área da educação e saúde, actuando para a melhoria do nível de saúde da população.
Lecciona os Cursos de Licenciatura Bietápica Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Terapia da Fala, bem como Pós Graduações e um Mestrado em colaboração com a Universidade Católica Portuguesa.
A excelência do ensino tem sido pautada por elevados padrões de qualidade aceites internacionalmente, e o ensino caracterizado por um equilíbrio entre as componentes académica e prática, desde o primeiro ano dos cursos, o que constitui a par do rigor e exigência colocados em todo o processo educativo, uma garantia do sucesso profissional dos seus alunos.
O ensino centrado no aluno, e na verificação da aquisição de competências académicas e profissionais relevantes, é realizado em pequenos grupos e numa atmosfera facilitadora do seu desenvolvimento pessoal.
Temos desenvolvido o ensino e a investigação científica e pedagógica, com os melhores padrões internacionais, em projectos e acções curriculares e extra-curriculares do ensino superior a nível nacional e internacional, contribuindo para a formação de profissionais de elevada qualidade, no âmbito das tecnologias da Saúde.
Promovemos e dinamizamos numa actuação transversal as áreas pedagógica, científica e cultural com instituições nacionais e internacionais visando a satisfação das necessidades dos nossos clientes internos e externos, e desenvolvemos protocolos com várias instituições académicas, entidades prestadoras de cuidados de saúde e educação. A ESSA está igualmente filiada em redes europeias de escolas congéneres.
É importante apostar de forma persistente na qualificação do corpo docente, no lançamento de programas de investigação e de serviços à comunidade, sem esquecer o intercâmbio internacional de alunos e de docentes. Respondemos assim na perspectiva do Processo de Bolonha, à competitividade do ensino superior europeu e à mobilidade e empregabilidade do espaço europeu, num quadro de comparabilidade dos graus académicos.
António Duarte Amaro
Director da ESSA