O Instituto Superior de Ciências Educativas-ISCE é uma instituição particular de ensino superior que, reconhecida pelo Decreto-Lei nº 415/88 como Escola Superior, assumiu todo o património científico e pedagógico que vinha a ser construído desde 1984. De facto, ao integrar-se na rede nacional do Ensino Superior Politécnico, o ISCE dava continuidade, antes de mais, a um processo institucional iniciado 5 anos antes, processo do qual resultou a preparação de um significativo e qualificado número de Professores do Ensino Primário e de Educadores de Infância.
Componente de um vasto complexo educativo, do qual fazem parte um Infantário, um Jardim de Infância, uma Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, uma outra dos 2º e 3º Ciclos e um Estabelecimento do Ensino Secundário, o ISCE dispõe, assim, de um importante espaço pedagógico envolvente que, ao mesmo tempo que solicita a sua intervenção, estende naturalmente o horizonte do seu projecto.
Em 1991, o Instituto Superior de Ciências Educativas inicia o seu funcionamento nas cidades de Felgueiras e de Mangualde, contando para o efeito, com protocolos de cedência de instalações celebrados com as respectivas autarquias. As dinâmicas sociais, culturais e pedagógicas, entretanto geradas por estas Escolas, vieram a confirmar amplamente a premência da sua implantação.
O ISCE oferece, actualmente, Cursos de formação de profissionais de educação, os quais, cobrindo todo um vasto leque de necessidades do sistema educativo português, rompem com as visões redutoras que, neste domínio, apesar de tudo, persistem. Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico (1º e 2º Ciclos), Educadores Sociais e Animadores Culturais, isto é, profissões educativas docentes e não docentes, todas elas, encontram aqui um terreno de dignificação e afirmação institucional.
Para além da formação inicial, tem cabido dentro do projecto do ISCE as formações pós-graduada e contínua. O ISCE acompanha, desta maneira, os seus diplomados durante toda a sua carreira ao mesmo tempo que responde, de uma forma geral, às solicitações da generalidade dos profissionais e da própria sociedade no seu conjunto.
Paralelamente a este campo específico da educação, o ISCE, atento às realidades e à evolução dos domínios do saber, abre-se a outras áreas e outras profissões, optando, nomeadamente, pela formação turística. Funciona, assim, nesta área, um curso que conjuga, pela primeira vez, o domínio amplo do turismo com os vectores estritos da hotelaria e do termalismo.
O ISCE é membro de várias organizações internacionais como sejam: Escolas Associadas da UNESCO; Association Européenne pour le Développement Éducatif et Social des Personnes - AEDESP; Association Internationale des Éducateurs de Jeunes Inadaptés - AIEJI; Rede Transnacional Europeia de Organismos de Formação de Directores de Estabelecimentos de Acção Social - EURODIR; o programa SOCRATES/ERASMUS e participa regular e activamente, através da presença de docentes e responsáveis seus, em congressos, colóquios e outros encontros relevantes para o desenvolvimento da sua actividade científica. Tem sido, inclusive, promotor de importantes iniciativas neste domínio, a par de uma política editorial, através do seu Centro de Estudos e Investigação.
Mantém ainda em funcionamento linhas de investigação institucional de que se destacam estudos de caracterização sócio-cultural da sua população estudantil e sobre a dimensão afectiva no âmbito da relação pedagógica.
A inserção na vida das comunidades tem-se afirmado através de uma política sistemática de prestação de serviços, promoção de actividades e cedência de instalações.
Refira-se, por último, que, atento aos desafios de uma formação integral da pessoa humana, o ISCE é, enquanto projecto científico e pedagógico, com apelo incessante à promoção da criatividade e da convivialidade e meio para a construção da cultura e da felicidade. As iniciativas desportivas e artísticas, as exposições, as actividades de ocupação dos tempos livres, o associativismo, as festas académicas, etc., são assim expressões de uma vitalidade autêntica.