Comentários sobre Curso Prático de Organização e Gestão de Eventos - 172ª Edição - Presencial - Porto - Cidade - Porto
O Curso Prático de Organização e Gestão de Eventos da CERTFORM teve até à data 172 Edições no Porto, Lisboa, Coimbra e Lamego.
Hoje em dia no mundo dos negócios é fundamental a organização de eventos de natureza diversa, como parte integrante da estratégia de marketing das empresas.
Aposte em si!!! Valorize as suas competências profissionais numa área em franca expansão.
A área empresarial e profissional da Organização de Eventos é uma área em franca expansão no nosso país. Os agentes económicos adoptam os Eventos como elementos essenciais nas suas estratégias de Marketing e Divulgação de Bens e Serviços.
É fundamental que o evento tenha um impacto profundamente positivo, em que todos ganhem (empresas, parceiros, patrocionadores, locais, regiões, etc). A tarefa de Organizar um evento é trabalhosa e de grande responsabilidade.
Com a finalidade de formar pessoas capazes de planear e executar, num curto espaço de tempo, as complexas tarefas inerentes a esta actividade, a CERTFORM tem o prazer de apresentar o novo programa do Curso Prático de Organização e Gestão de Eventos.
Trata-se de uma formação muito prática que utiliza as seguintes metodologias:
• Breves abordagens expositivas sobre ferramentas e técnicas para Organizar Eventos;
• Metodologias Activas com resolução de diversos casos práticos.
Os formandos têm acesso a um manual completo, produzido pela CERTFORM, onde se aborda, de uma forma prática e exemplificativa, a Organização e Gestão de Eventos.
Temas a abordar durante o curso:
• Contexto Geral dos Eventos: Tipos de Eventos e Parceiros de Eventos;
• Empreendedorismo e Criação de Empresas de Eventos;
• Metodologia Geral para Organizar um Evento;
• Planeamento de Eventos;
• Preparação e Elaboração de Orçamentos;
• Angariação de Patrocínios;
• Marketing e Divulgação com Criatividade;
• Coordenação do Evento: Espaços / Serviços de Recepção / Protocolo e Etiqueta / Relações Públicas em Eventos / Relação com os Media;
• Avaliação e Relatórios;
• Qualidades de Excelência do Organizador de Eventos;
• Diversos Casos Práticos e Simulações;
Objectivos
• Identificar e distinguir os diferentes tipos de eventos e compreender as várias fases da organização de eventos;
• Reconhecer a importância dos conhecimentos técnicos para uma organização e gestão de eventos de sucesso;
• Planear um evento com base nos conhecimentos e técnicas adquiridas;
• Avaliar o seu potencial empreendedor e conhecer diversos aspectos da vida empresarial na actividade de Organização de Eventos.
Através de breves apresentações expositivas e de diversos casos práticos desenvolvidos, pretende-se que neste curso o formando seja capaz de planear, organizar e avaliar diversos tipos de eventos.
Conteúdo Programático
Contexto Geral dos Eventos
• Conceito de Evento
• Objectivos dos Eventos
• Tipos de Eventos
• Parceiros de Eventos
• Fases de Organização de Eventos
Empreendedorismo e Criação de Empresa de Eventos
• Etapas para criar uma empresa
• Obrigações Legais das Empresas
• Tipos de Empresas
• Financiamentos
Planeamento de Eventos
• Check-list geral de planeamento
• Afectação e gestão de recursos
• Planeamento logístico
• Orçamentos-tipo
• Divulgação
• Catering, decoração e animação para eventos
Elaboração de Orçamentos em Eventos
• Análise de Custos e Proveitos
• Contratar Fornecedores
• Cálculo de Margens
• Controlo do Orçamento
• Apresentação do Orçamento ao Cliente
• Técnicas de Negociação
Marketing de Eventos
• Marketing e Divulgação Criativa dos eventos
• Novas Tecnologias de Apoio à Divulgação dos Eventos
Coordenação e Avaliação de Eventos
• Instrumentos de controle e coordenação
• Tipos de avaliação
Angariação de Apoios e Patrocínios
• Tipos de apoios e patrocínios
• Ferramentas e Tácticas de Negociação para angariação de Patrocínios
• Projecto de pedido de financiamento
• Exemplos
Relação com os Media nos Eventos
• Evento-Notícia
• Instrumentos para comunicar com os jornalistas : Press Release, Press Kit, Entrevista, Conferência de Imprensa, Press Clipping
• Casos Práticos
Protocolo de Eventos
• Apresentações e cumprimentos
• Precedências
• Protocolo à mesa
• Vestuário de cerimónia
O que vai aprender neste curso
• Conhecer os diversos tipos de eventos, os seus objectivos e os parceiros de eventos;
• Praticar as diversas fases do planeamento dos eventos (afectação e gestão dos recursos, logística, elaboração de orçamentos, divulgação do evento, Catering, decoração e animação para eventos);
• Aplicar ferramentas eficazes e criativas para a Divulgação dos Eventos;
• Conhecer novas Tecnologias de Publicidade e Divulgação;
• Aprender a elaborar um orçamento do Evento e calcular margens de lucro;
• Aplicar acções controlo para redução de custos e aumento de proveitos;
• Conhecer e aplicar os instrumentos de controlo, coordenação e avaliação de eventos;
• Conhecer e aplicar o processo de angariação de patrocínios e apoios;
• Conhecer os instrumentos ao dispôr para estabelecer a relação com os media;
• Aplicar princípios e técnicas de Protocolo Empresarial;
• Conhecer as fases da Criação de uma Empresa de Organização de Eventos;
• Organizar e Coordenar eventos aplicando as ferramentas e técnicas desenvolvidas no curso (Planeamento do Evento / Marketing de Eventos / Patrocínios de Eventos / Avaliação do Evento)
Métodos Pedagógicos
Casos Práticos e Simulações: Ao longo de todo o Curso são desenvolvidos diversos casos práticos que vão acompanhando as temáticas abordadas.
Na parte final do Curso é dada a simulação final que abrange o Projecto de Organização de um Evento recorrendo a todas as temáticas abordadas no Curso (Plano de Evento / Projecto de Evento / Orçamento / Manual de Evento / Relatório de Evento).
Avaliação
A avaliação realizada aos formandos será qualitativa e terá em consideração a assiduidade e o empenho na participação activa na resolução dos diversos casos práticos desenvolvidos ao longo do curso.
Certificação
Sendo a CERTFORM uma entidade acreditada pelo DGERT, no final da formação os formandos terão um Certificado de Formação Profissional em Organização e Gestão de Eventos.
Formadores Especialistas da Certform - Área de Eventos
Para ministrar os módulos do Curso Prático de Organização e Gestão de Eventos a CERTFORM tem a colaborar consigo formadores com elevada experiência profissional e pedagógica na área de Gestão de Eventos.
Drª Madalena Leão , Licenciada em Relações Públicas. Formadora Certificada pelo IEFP. Responsável pelo Departamento de Marketing e de Comunicação, durante doze anos, numa reconhecida Multinacional. Vasta experiência como formadora na área de Comunicação; Cerimonial e Protocolo; Protocolo Internacional; Organização de Eventos Sociais, Empresariais e Oficiais e Assessoria de Imprensa. Actualmente é Sócia - Gerente de uma empresa que se dedica à organização e gestão de eventos e à consultadoria em comunicação.
Dr. Ricardo Baptista Mota, Mestrando em Comunicação Empresarial. Pós-Graduado em Comunicação Empresarial com Especialização em Protocolo e Relações Públicas. Licenciado em Gestão e Planeamento em Turismo pela Universidade de Aveiro. Docente da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.Docente da escola de Turismo de Aveiro.Consultor e Formador de Entidades públicas e privadas. Formador Certificado pelo IEFP. Experiência nacional e internacional nas áreas da Organização de Eventos, Vendas e Marketing, Comunicação e Promoção Turística.
Dr. Miguel Fragoso, Pós - Graduado em Auditoria. Licenciado em Gestão de Empresas. Bacharel em Contabilidade e Administração. Sócio e Director - Geral da CERTFORM , acumulando também funções de Coordenador de Formação e Coordenador de Eventos. Em 14 anos de actividade profissional, obteve uma vasta experiência como TOC (membro n.º 29283), Consultor de Empresas e Formador (possui um experiência formativa de 15 000 horas na área das Ciências Empresariais). Participa regularmente como orador em seminários organizados em Universidades, Associações Empresariais e Eventos de Formação / Educação. Toda a sua actividade é sustentada pela frequência de formação especializada e orientada para melhorar o seu desempenho profissional. Tem participado em cursos de formação avançada nas áreas de Coaching, PNL, Management, Corporate Governance, Marketing , Normas Internacionais de Contabilidade e Gestão da Formação
Duração
Porto
duração de 6 sessões
Horário Pós-Laboral: das 19h às 22h30;
Horário Laboral: das 10h às 13h, e das 14h às 18h.
Lisboa
duração de 5 sessões
1ª sessão: 5 ª Feira, das 19h às 22h30;
2ª sessão: 6 ª Feira, das 19h às 22h30;
3 ª sessão: Sábado, das 9h às 13h;
4 ª sessão: Sábado, das 14h às 19h;
5ª sessão: Domingo, das 9h30 às 13h;
Coimbra
duração de 5 sessões
1ª sessão: 3 ª Feira, das 19h às 22h45;
2ª sessão: 4ª Feira, das 19h às 22h45;
3 ª sessão:5ª Feira, das 19h às 22h45
4 ª sessão: 2ª Feira, das 19h às 22h45
5ª sessão: 3 ª Feira, das 19h às 22h45;
Outro curso relacionado com publicidade e relações públicas
Curso Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Publicas e Publicidade
Centro: EPINFANTE - Escola Profissional
Solicite informaçãoLicenciatura em Comércio Internacional
Centro: ISCET - Instituto Superior de Ciências Empresariais e Turismo
Solicite informaçãoLicenciatura em Marketing e Publicidade
Centro: ISCET - Instituto Superior de Ciências Empresariais e Turismo
Solicite informaçãoPós-graduação em Reabilitação do Património Construído
Centro: UFP - Universidade Fernando Pessoa
Solicite informaçãoEspecialização Avançada em Inteligência Emocional nas Organizações
Centro: Instituto CRIAP
Solicite informação