Conteúdo
O que é um CET?
O Curso de Especialização Tecnológica (CET) é uma formação pós-secundária não superior que visa conferir qualificação profissional do nível 5, de acordo com a Portaria nº 782/2009, de 23 de Julho.
Este tipo de qualificação profissional é obtido através da conjugação de uma formação secundária, geral ou profissional, com uma formação técnica pós-secundária, e caracteriza-se por:
• Ser uma formação técnica de alto nível;
• Resultar numa qualificação que inclui conhecimentos e capacidades de nível superior;
• Não exigir, em geral, o domínio dos fundamentos científicos das diferentes áreas em causa;
• Adquirir capacidades e conhecimentos que permitam, através deles assumir, de forma geralmente autónoma ou de forma independente, responsabilidades de concepção e ou de direcção e ou de gestão.
O que se obtém no final de um CET?
À conclusão de um CET com aprovação em todas as unidades de formação é atribuído um Diploma de Especialização Tecnológica (DET) que dá acesso a um CAP - Certificado de Aptidão Profissional de nível 5, emitido no âmbito do Sistema Nacional de Certificação Profissional, nas condições fixadas pelo Decreto Regulamentar n.º 68/94, de 26 de Novembro. Este CAP é uma certificação profissional válida em toda a União Europeia.
Referencial de Competências:
- Proceder à gestão e concepção técnica e ao planeamento de projectos de sistemas e produtos multimédia, com vista ao desenvolvimento de soluções de informação e comunicação.
- Aplicar as ferramentas e tecnologias standard de criação de componentes multimédia.
- Conceber e executar ecrãs em 2D e 3D utilizando ferramentas informáticas.
- Digitalizar e tratar sons, imagens e vídeos utilizando programas específicos.
- Programar aplicações multimédia utilizando as ferramentas de autor.
- Integrar componentes multimédia previamente concebidos.
- Desenvolver aplicações multimédia para Internet.
- Enunciar e aplicar os aspectos legais das publicações electrónicas incluindo jurisdição, direito de cópia, patentes e marcas registadas.
- Descrever e aplicar as estratégias e os objectos de marketing digital.