Academia Project Manager.
Formato do curso: Presencial
Duração: 140 horas
A Academia Project Manager aborda todos os conceitos necessários para que um profissional possa desempenhar a função de Gestor de Projetos. Para isso, iremos dotar os formandos de competências técnicas e comportamentais transversais e imprescindíveis para o bom desempenho da função em organizações cada vez mais ágeis.
Ao longo da Academia, iremos trabalhar com várias ferramentas e técnicas úteis para uma melhor e mais adequada gestão de projetos.
No final da Academia os formandos terão abordado os tópicos essenciais não só para fazerem o exame da EXIN e alcançarem a certificação Agile Scrum Foundation, como para se candidatarem ao exame de Certified Associate in Project Management (CAPM) junto do PMI® uma vez que a frequência desta academia atribui 35 PDU’s.
Porque quero frequentar esta Academia?.
- Os modelos tradicionais de gestão já não permitem uma resposta adequada à mudança, pelo que cada
- vez mais empresas procuram gestores de projetos capacitados para implementar as mais recentes
- metodologias ágeis, como forma de ir ao encontro das novas realidades do mercado;
- Certificação reconhecida internacionalmente: Agile Scrum Foundation;
- Atribuição de 35 PDU’s do PMI;
- Formação de qualidade, ministrada por formadores certificados e profissionais da área.
Que Certificações vou obter?.
- Agile Scrum Foundation (EXIN)
Que profissões me esperam?.
- Gestor de Projetos Junior
- Agile Project Manager Junior
Destinatários.
Esta Academia foi elaborada para profissionais com pouca ou nenhuma experiência em Gestão de Projectos e que pretendam:
- demonstrar ou adquirir um maior compromisso com esta área;
- aumentar as suas capacidades de gerir, no futuro, projectos de maiores dimensões;
- aumentar o seu potencial de evolução para actividades de maior responsabilidade.
Pré-requisitos.
Esta academia não requer qualquer tipo de conhecimento a nível de Gestão de Projetos, experiência na área ouhabilitações a nível académico, apenas necessita de ter conhecimentos de Microsoft Excel.
São necessários conhecimentos técnicos de Inglês (capazes de ler e compreender manuais).
Objectivos.
- Oferecer uma formação teórico-prática avançada, sólida, especializada e atualizada, que prepare os formandos para uma carreira de sucesso na área de gestão de projetos, seguindo as boas práticas definidas a nível internacional pelo PMI®;
- Complementar os conceitos fundamentais em Gestão de Projetos com as competências necessárias a um bom Gestor de Projetos;
- Dotar os formandos com o know-how técnico de ferramentas utilizadas em gestão de projetos, nomeadamente Microsoft Excel e Microsoft Project;
- Potenciar a produtividade, o reconhecimento profissional e a empregabilidade dos formandos em Gestão de Projetos, através de certificações reconhecidas internacionalmente;
- Iniciar o formando na carreira de gestão de projetos.
Metodologia.
Composição:
- 140 Horas de Formação
- 6 Ações de Formação Técnicas
- 1 Workshop
- 1 Projeto
- 3 Ações de Formação em Softskills
- 1 Exame de Certificação
- 1 Sessão de Processo de Candidatura
Programa.
A Essência da Gestão de Projetos
- Princípios essenciais na gestão de projetos;
- Ciclo de vida dos projetos;
- Fases e grupos de processos do projeto;
- As fases de um projeto;
- Diferentes formas de gerir um projeto.
Certified Associate Project Management (CAPM)®
- Project Life Cycle and Organization;
- Project Management Processes;
- Integration Management;
- Scope Management;
- Time Management;
- Cost Management;
- Quality Management;
- Resources Management;
- Communications Management;
- Risk Management:
- Procurement Management;
- Practice Exam.
Fundamentos da Metodologia PRINCE2
- Introduction to Principles;
- PMI – Main differences:
- Themes
- Business case;
- Organization;
- Plans;
- Risk;
- Quality;
- Change;
- Progress;
- Processes
- Starting up a project;
- Initiating a project;
- Controlling a stage;
- Managing product delivery;
- Managing a stage boundary;
- Directing a project;
- Closing a project;
- Process walkthrough.
Workshop: Requirement Analysis
- Gestão do âmbito do Projeto no PMI;
- O que são e tipo de requisitos;
- Processo de engenharia de requisitos: levantamento, negociação e prioridades;
- Documentação e gestão de requisitos.
Microsoft Project
- Introdução ao Microsoft Project 2016;
- Planeamento de projetos;
- Planeamento de Recursos;
- Acompanhamento do Projeto;
- Principais indicadores de controlo do Projeto;
- Consolidação de projetos.
Microsoft Excel – Earned Value Management
- Elaborar e definir o orçamento dos recursos do Projecto
- Utilizar e definir a baseline de custo
- Earned Value Project Management
Agile em Gestão de Projetos
- Conceitos de Agile, Scrum e Kanban;
- Manifesto Ágil, Valores e Princípios Ágeis;
- Práticas Scrum (Roles, Events, Blacklog);
- Planeamento e estimativa no Scrum;
- Gestão de Projetos hibrido – Agile e PMI;
Projeto Prático
- Projeto prático em Gestão de Projetos de acordo com o estabelecido no PMBOK 6ª Edição
Liderança Situacional e Comunicação
- A importância da Liderança;
- Tipos e estilos de liderança;
- Liderança Servidora e a gestão de projetos;
- Comunicar eficazmente com os diferentes interlocutores
- Obstáculos e barreiras a uma comunicação eficaz;
- Estratégias e Técnicas para uma comunicação eficaz.
Gestão de Expectativas dos Stakeholders
- A importância da Gestão de expectativas;
- Identificar as expectativas dos Stakeholders na empresa e na gestão de projetos;
- Definição de critérios e avaliação das medidas;
- Como gerir expetativas de uma forma eficaz.
Job Intelligence
- Imagem profissional;
- “Personal brand statement” nas redes sociais;
- Abordagem ativa ao mercado de trabalho;
- Linguagem Corporal nas entrevistas profissionais
CAPM Application Process
- Levantamento de informação;
- Preenchimento do processo de candiatura