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Descrição da FormaçãoA Perturbação Obsessiva Compulsiva (POC) é uma perturbação psiquiátrica altamente prevalente e com impacto significativo na funcionalidade global dos doentes. Embora a POC seja uma das perturbações psiquiátricas integradas nas duas classificações de diagnóstico - no DSM-5 e no CID-11, ela apresenta um exemplo de perturbação neuropsiquiátrica, onde vários mecanismos neurobiológicos subjacentes à POC (i.e., circuitos cerebrais específicos) tem vindo a ser identificados e relacionados com sintomas e alterações sensoriomotoras, cognitivas, afetivas e motivacionais. Adicionalmente, embora a POC seja um perturbação clinicamente homogenea (i.e., generalização sintomatológica), a avaliação individualizada dos sintomas, do grau de insight, da presença de comorbidades e fatores de risco é de extrema relevância para definir planos terapêuticos personalizados. Dada a sua evolução crónica e incapacitente da POC, a intervenção precoce emerge como intervenção de prevenção primária. Em suma, a presente formação contribuirá para a expansão do conhecimento na avaliação e intervenção na Perturbação Obsessiva Compulsiva integrando evidências científicas oriundas da psicologia e da neurociência translacional, contribuindo para alcançar efetividade clínica.Objetivos Gerais- Dotar os formandos de conhecimentos teórico-práticos no âmbito das bases neurobiológicas da POC, suas manifestações sintomatológicas e neuropsicológicas em crianças, adolescentes e adultos e do diagnóstico diferencial e cormobilidades, fatores de risco, processos e ferramentas de avaliação e diferentes tipos e formatos de intervenções na POC.Objetivos Específicos- Identificar os mecanismos neurobiológicos da POC e sua relação com sintomas e comportamentos em crianças, adolescentes e adultos;- Reconhecer e diferenciar dimensões para a constituição do diagnóstico diferencial na POC;- Definir cormobilidades que ocorrem na POC;- Listar fatores de risco que se encontram na origem ou manutenção da sintomatologia na POC;- Distinguir a aplicação de uma avaliação compreensiva e testes psicométricos na POC aplicado a crianças, adolescentes e adultos;- Discriminar diferentes estágios da POC (e.g., prodrômica e refratária) e a importância da implementação de estratégias preventivas e de intervenção precoce;- Descrever a aplicabilidade de diferentes métodos de intervenção na POC (e.g., comportamentais, cognitivos, técnicas de neuromodulação etc.) e diferentes modalidades de intervenção (individual, em grupo, ou baseadas no contexto familiar) aplicados a crianças, adolescentes e adultos;- Reconhecer qual o nível de eficácia e segurança de diferentes tipos de intervenção na POC.