Conteúdo
MÓDULO 1
REGRAS BASE EM ANIMAÇÃO DE VOLUMES
Duração: 24 Horas (6 Sessões)
Monitor : Nuno Beato
Assistente: Lorenzo Degl’Innocenti
Objectivos gerais:
Os participantes deverão compreender as regras de base de representação do
movimento aparente e saber aplicá-las em exercícios simples de animação de
volumes.
Conteúdos:
Introdução ao funcionamento do material informático de captação imagem por
imagem.
Noção de enquadramento e escalamento de planos.
Breve introdução à linguagem áudio-visual.
Animação em Volumes e imagem real - Estudo comparativo ao nível das
possibilidades narrativas e estéticas.
Jogos ópticos e funcionamento de um projector.
Pixilação: exercícios simples em torno da trajectória e tempo de registo em
animação.
Regras base de representação do movimento aparente: Trajectória, aceleração,
desaceleração, pausa.
Espaço, Tempo, Peso, Matéria.
Ritmo e contra-ritmo / Planificação temporal de acções.
Metamorfose.
Execução de exercícios curtos em animação de volumes com base nos items
propostos.
Complementos:
Introdução ao universo da Animação de Volumes / Tendências e história do
Cinema de Animação em geral.
BIBLIOGRAFIA:
The Animators Survival Kit – Rhichard Williams
Human and Animal Locomotion – Muybridge´s complete
FILMOGRAFIA:
- Animation Legend - Winsor Mc Cay.
- Dimensões de um Dialogo – Svankmajer.
- Ferrailles – Jacques Houdin.
- Vizinhos - Norman McLaren.
MÓDULO 2
ANIMAÇÃO E DRAMATURGIA
Duração: 32 Horas (8 Sessões)
Monitor: Nuno Beato
Assistente: Lorenzo Degl’Innocenti
Objectivos gerais:
Os participantes deverão saber construir e gerir no espaço e no tempo
sequências em animação de volumes recorrendo a técnicas variadas.
Conteúdos:
Introdução às técnicas específicas em animação.
Aprofundamento das noções apreendidas.
Personagem e dramaturgia.
Comportamento. Temporização.
Adjectivação de movimentos com base em propostas concretas.
Utilização de vários tipos de suporte em conjugação com os tipos de animação
possíveis em Animação de Volumes:
Animação por partes:
Recortes.
Silhuetas.
Baixos Relevos.
Animação total:
Modelos tridimensionais.
Areia.
Nota:em cada um dos casos o processo de criação e realização de estruturas e
personagens a animar, será acompanhado em toda a sua extensão, não
existindo modelos pré-fabricados, de modo a que os participantes possam
acompanhar todo o processo.
Complementos :
Projecção de filmes específicos em Animação de Volumes e “making of” dos mesmos.
As inscrições serão efectuadas após selecção dos candidatos, com base numa entrevista com o formador e na avaliação do portfolio. Na entrevista, os candidatos deverão apresentar o seu portfolio em formato digital (imagens em formato jpeg, ficheiros quicktime ou pdf ) ou sobre papel.