Curso de Animador Sociocultural e Turístico.
Apresentação.
O curso de Animador Sociocultural e Turístico permite ao formando conhecer os contextos, grupos e áreas de intervenção prioritárias, por forma a promover o desenvolvimento individual e grupal dos intervenientes. Planear, implementar e avaliar atividades tornam-se as grandes áreas de atuação do animador sociocultural e turístico, que antecipa necessidades e atua em conformidade.
Este curso tem a possibilidade de ser realizado online totalmente a distância.
Possíveis destinatários:
- Indivíduos interessados em iniciar a atividade profissional de animadores socioculturais e/ou turísticos.
- Profissionais que já trabalhem na área de animação sociocultural e/ou turística e pretendam aperfeiçoar conhecimentos e técnicas.
- Público em geral que pretenda, através dos conhecimentos específicos da área de animação sociocultural e turística, potenciar a sua polivalência profissional.
Modalidades disponíveis:
Curso Online (totalmente a distância);
Curso Semi-Presencial;
Formação em Lisboa, Porto, Coimbra, Faro e todo o país: Peça mais informações.
Objetivos.
O curso de Animador Sociocultural e Turístico tem como objetivo dotar o formando de competências teóricas e técnicas próprias da área da animação sociocultural e turística que permitam a atuação junto de grupos e comunidades, de modo a promover o seu desenvolvimento cultural, social, educativo, lúdico e recreativo. Destas competências destacam-se:
- Atuar com base na matriz da investigação social (aplicação de instrumentos e técnicas próprias).
- Recolher informação, analisar e diagnosticar a partir da mesma áreas de intervenção, situações de risco e grupos-alvo.
- Planificar, organizar, promover, realizar e avaliar atividades educativas, sociais, culturais, desportivas, lúdicas e recreativas.
- Promover a interculturalidade, partindo das necessidades de cada grupo.
- Elaborar relatórios de atividades e de avaliação das ações implementadas.
Saídas Profissionais.
Após concluir o curso de Animador Sociocultural e Turístico, o formando estará apto para desempenhar as seguintes funções:
- Animador sociocultural.
- Animador socioeducativo.
- Animador turístico.
- Monitor (de CTL, ATL e/ou colónias de férias, centros desportivos e/ou recreativos).
- Elemento integrante de equipas de intervenção social (IPSS direcionadas à infância e idosos, bem como a pessoas com diversidade funcional, CPCJ, juntas de freguesia, câmaras municipais, etc.).
- Animador de festas/eventos.
- Monitor de atividades turísticas.
Funções.
No âmbito destas atividades, o formando poderá desenvolver as seguintes funções:
- Diagnosticar situações de risco e áreas de intervenção, inserido em equipas multidisciplinares.
- Planificar e implementar projetos de intervenção sociocomunitária, inserido em equipas multidisciplinares.
- Organizar, realizar e avaliar atividades educativas, culturais, desportivas, lúdicas, recreativas, turísticas e sociais.
- Promover as relações entre os diversos agentes sociais da comunidade.
- Produzir relatórios de atividades.
O formando poderá desempenhar estas funções em diversos locais/entidades, nomeadamente:
- Escolas (pré-escolar até secundário), centros de tempos livres (CTL) e centros de atividades de tempos livres (CATL) – públicos ou privados.
- Centros ocupacionais, casas de acolhimento (para crianças ou grupos de risco), centros de dia e estruturas residenciais para idosos (ERPI).
- Juntas de freguesia e câmaras municipais.
- Bibliotecas, ludotecas, museus e casas da cultura.
- Ginásios e centros/parques desportivos, e centros recreativos.
- Quintas de casamentos/batizados, empreendimentos turísticos, empresas de eventos e cruzeiros.
Certificação de Formação.
De acordo com a legislação em vigor, os formandos receberão um certificado de formação após a sua conclusão com aproveitamento.
A Master.D é uma organização certificada pela APCER – Associação Portuguesa de Certificação – segundo a Norma NP EN ISO 9001:2015 (Sistemas de Gestão da Qualidade). Desta forma, conseguimos garantir aos Clientes um serviço de acordo com directrizes certificadas por normas de referência reconhecidas no Mercado.
Certificação.
De acordo com a legislação em vigor, os formandos receberão um certificado de formação após a sua conclusão com aproveitamento.
A Master.D é uma organização certificada pela APCER – Associação Portuguesa de Certificação – segundo a Norma NP EN ISO 9001:2015 (Sistemas de Gestão da Qualidade). Desta forma, conseguimos garantir aos Clientes um serviço de acordo com directrizes certificadas por normas de referência reconhecidas no Mercado.