Curso de Atualização de Vigilantes de Segurança Privada.
Esta formação abrange aqueles que necessitam de atualizar o seu cartão do MAI.
AUTORIZAÇÃO DA PSP Nº 21
Destinatários:
O curso de Formação de Vigilantes de Segurança Privada destina-se a:
- Todos os indivíduos interessados que pretendam desenvolver tarefas inerentes ao serviço de vigilância na atividade de segurança privada
- Colaboradores de empresas de segurança privada , que por inerência das suas funções, necessitem atualizar, aprofundar ou adquirir conhecimentos.
Informação específica:
CONDIÇÕES DE ACESSO AO CARTÃO DO MAI
(de acordo com Decreto-Lei n.o 35/2004 de 21 de Fevereiro)
- Ser cidadão português, de um Estado membro da União Europeia, de um Estado parte do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu ou, em condições de reciprocidade, de um Estado de língua oficial portuguesa;
- Possuir a escolaridade obrigatória;
- Possuir plena capacidade civil;
- Não ter sido condenado, por sentença transitada em julgado, pela prática de crime doloso contra a vida, a integridade física ou a reserva da vida privada, contra o património, de falsificação, contra a segurança das telecomunicações, contra a ordem e tranquilidade públicas, de resistência ou desobediência à autoridade pública, de detenção ilegal de armas ou por qualquer outro.
- Não exercer, nem ter exercido, as funções de gerente ou administrador de sociedade de segurança privada condenada, por decisão transitada em julgado, pela prática de três contra-ordenações muito graves no exercício dessa actividade nos três anos precedentes;
- Não exercer, nem ter exercido, a qualquer título, cargo ou função de fiscalização do exercício da actividade de segurança privada nos três anos precedentes;
- Não ter sido sancionado, por decisão transitada em julgado, com a pena de separação de serviço ou pena de natureza expulsiva das Forças Armadas, dos serviços que integram o Sistema de Informações da República ou das forças e serviços de segurança.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:
- Documento de identificação (CC ou BI/NIF/NISS) ou equivalente.
- Comprovativo de morada.
- 2 Fotos tipo passe com fundo branco e sem uniforme.
- Registo Criminal (Para o exercício da atividade de Segurança Privada – envolve contacto com menores).
- Certificado de Habilitações (Original ou cópia autenticada).
- Exame médico emitido por médico de Medicina do Trabalho, incluindo avaliação psicológica
Para candidatos não portugueses, acresce:
- Registo criminal original do país de origem.
- Fotocópia do Passaporte.
Objectivos:
Os principais objectivos desta formação são:
- Formar profissionais para o cumprimento da legislação em vigor
- Desenvolver competências pessoais, sociais e profissionais necessárias para a execução da função de vigilante de segurança privada.
- Dota-los das competências necessárias e fundamentais ao exercício da actividade de segurança e vigilância privada, em espaços públicos ou privados em empresas prestadoras de serviços na área da segurança.
Saída Profissional:
Formação Específica de Vigilante
- Portarias e Recepções
- Controlo de Acessos e Rondas
- Convenções
- Centros Comerciais
- Hipermecados
Formação Específica de Segurança-Porteiro
- Estabelecimentos de restauração e bebidas como bares e discotecas.
Formação Específica de ARD
Formação Específica de ARE
Formadores:
António Barroso
-
António Ferreira
Desde 2004 que se dedica inteiramente á formação profissional e de adultos em áreas como Direito, Segurança e Higiene no Trabalho e Cidadania. Antes desta data, tem uma vasta experiência como revisor de Imprensa e uma pequena passagem pela Advogacia.
-
Bruno Morgado
Vigilante, Bombeiro e Chefe de Grupo, tem formação na área do socorrismo, segurança contra incêndios e vigilância. Também tem curso de liderança e motivação humana e muitas horas enquanto formador.
-
José Tavares
Foi Diretor e Consultor de Segurança durante alguns anos após concluir a pós graduação em Direção de Segurança. Trabalhou alguns anos na área da comunicação e publicidade e atualmente dedica-se inteiramente á formação profissional na Do It Better.
-
Rui Sobrado
Desde 2000 tem exercido diversas funções na área da Vigilância tais como chefe de grupo, centralista, rondista ou coordenador de segurança. Atualmente é formador desta área, não só na Do It Better como em empresas de Segurança Privada.
-
Helder Matias
Está ligado à formação desde 1993 quando foi consultor de Formação. Após ter tirado o curso de Formação de Formadores completou a sua formação com a Especialidade em Assistentes de Recintos Desportivos. Só posteriormente tirou o curso de Diretor de Segurança, em 2010, exercendo desde então a profissão de formador.
-
João Ventura
Licenciado em Enfermagem, é mestre em Ciências de Enfermagem e especialista em reabilitação. Exerce a profissão de enfermeiro desde 2008 e concilia-a com a formação, quer em contexto hospitalar que em entidades privadas.
-
Tiago Vieira
Com alguma experiência em hotelaria, o seu enfoque foi na Marinha Português, como operador de comunicações, profissão que exerce até então. A par disso, é bombeiro com o curso de Tripulante de Ambulâncias de Socorro e tem também o curso de salvamento e desencarceramento.