Conteúdo
CURSO DE AVALIAR E INTERVIR EM DISLEXIA, DISORTOGRAFIA E DISGRAFIA(2ª edição)Objectivo Geral:No final da formação, os formandos deverão ser capazes de avaliar e intervirna dislexia, disortografia e disgrafia.Objectivos Específicos:Reconhecer a dislexia, sinais, etiologia e outros factores; Conhecer alguns instrumentos de avaliação e despiste; Desenvolver e aplicar estratégias e metodologias de intervenção; Reconhecer a disortografia e disgrafia; Avaliação disortografia e disgrafia; Intervenção e reeducação.Esta formação destina-se a Pais, Estudantes e Profissionais de Educação, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Sociologia, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala, e outros que se interessem pela área.8 horas8 de Agosto de 2015M1 -Dislexia • Conceito/Características• Tipos de Dislexia • Modelos explicativos • Avaliação • Intervenção/reeducação M2 - Disortografia • Conceito/Características• Avaliação da Disortografia • Intervenção e Reeducação M3 - Disgrafia • Conceito/Características • Avaliação da Disgrafia • Intervenção e ReeducaçãoDr.ª Helena FerreiraMestranda em Psicologia Clínica|Licenciada em Psicologia|Pós-Graduação/Especialização em Consulta Psicológica e Psicoterapia pelo Instituto de Psicologia Aplicada e de Formação do Porto|Licenciada em Psicopedagogia pela Universidade LusófonaExperiência profissional na Unidade da Dor no Hospital de S. João do Porto| Psicoterapeuta e Explicadora|Consulta Psicológica e Psicoterapia|Consulta de Psicoterapia, Reeducação e Formação com crianças e jovens portadores de Deficiência Mental|Estágio: Consulta de Psicoterapia, Reeducação e Formação com Idosos e Crianças do Internato|Observadora Participante e Reeducação/Reabilitação com crianças de Famílias Multiproblemáticas e Monoparentais|Técnica de prevenção e ReeducaçãoPsicóloga, Psicoterapeuta e Formadora- Certificado de Formação Profissional, segundo a Portaria 474/2010 de 8 de Julho (Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social).