Curso de Comunicação Empresarial - Online

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  • Conteúdo
    Curso online de Comunicação empresarial.

    • Área de formação: Comunicação.
    • Duração:30 horas  

    Descrição do curso:

    Resumo:

    O sucesso de uma empresa advém não só de um bom relacionamento interno, ou seja, da comunicação que os seus colaboradores estabelecem entre si, mas também do bom relacionamento que estabelece e mantém com os seus semelhantes, assente, como sabemos, no bom conhecimento e uso da língua materna. Assim, erros de ortografia, de concordância, textos mal estruturados e sem coerência de ideias podem ser barreiras à comunicação e comprometer não só o processo de comunicação como o desempenho profissional de todos os intervenientes e, por conseguinte, o sucesso do grupo.

    Para que isso não aconteça, o presente curso de comunicação empresarial, num primeiro momento, investe no conhecimento da língua portuguesa (gramática e texto), para, num segundo momento, abordar técnicas de escrita para uma comunicação escrita interna e externa eficaz.

    Por fim, e porque vivemos na era da informação e da comunicação à escala mundial e em rede, o presente curso não poderia deixar de abordar um novo tipo comunicação a que as empresas podem recorrer – o blogue, como forma de comunicação social, de estabelecer contactos e de prestar ou divulgar informações ao público em geral.


    Objetivos:

    Gerais:

    Adquirir e aplicar conhecimentos linguísticos, técnicas e ferramentas fundamentais para conseguir uma comunicação bem-sucedida no meio empresarial.

    Específicos:

    Concluída a ação de formação os e-alunos serão capazes de:

    • Reconhecer erros básicos da utilização da língua portuguesa e saber corrigi-los;
    • Identificar diferentes tipos de discurso (escrito e oral, formal e informal);
    • Utilizar o raciocínio lógico para falar ou redigir com clareza e concisão;
    • Exercitar/ utilizar uma linguagem empresarial objetiva;
    • Identificar os principais tipos e reconhecer a importância da correspondência interna e externa de uma empresa;
    • Conhecer as características em termos de formatação e estilo linguístico da principal comunicação empresarial escrita;
    • Utilizar as ferramentas da Web 2.0 para a comunicação social da empresa.


    Conteúdos Programáticos:

    Comunicação (introdução)
    • Comunicação
    • Comunicação verbal (oral e escrita) e não-verbal
    • Elementos do processo comunicativo
    • Barreiras à comunicação

    Língua portuguesa
    • o registo formal versus o registo informal;
    • o discurso oral versus o discurso escrito;
    • alguns erros mais frequentes;
    • a semântica e a sintaxe;
    • a coesão e a coerência.

    A comunicação escrita
    • A correspondência comercial – regras gerais de comunicação:
    • o uso das abreviaturas e das siglas;
    • a escrita de números e de datas;
    • as fórmulas de endereçamento – níveis/registos de língua;
    • A carta:
    • divisão tripartida: introdução, desenvolvimento, conclusão;
    • linguagem simples, clara e objetiva;
    • Outras formas de comunicação:
    • a convocatória;
    • a ata;
    • o requerimento;
    • o aviso (ou a ordem de serviço);
    • a nota informativa (o comunicado);
    • o fax;
    • o correio eletrónico;
    • o relatório.
    • Correspondência social:
    • o convite formal;
    • o blogue.

    Atividade final
    • Produção individual e/ou coletiva de exemplos de comunicação escrita explorados: a planificação, redação e revisão de textos.

    Metodologia:
    • A formação encontra-se dividida por Unidades num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning;
    • A formação tem apoio de um e-formador ao qual poderá colocar as suas questões a qualquer momento;
    • O e-aluno poderá aceder aos conteúdos da formação a qualquer hora do dia ou da noite, fins de semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas como restrição o ter de terminar o curso até ao último dia de formação;
    • O e-aluno tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir.

    Destinatários:

    Técnicos e assistentes administrativos, profissionais da área da comunicação e do atendimento ao cliente, estudantes e público em geral se interessem pela língua portuguesa e o seu correto uso escrito ou falado.


    Pré-Requisitos:

    Esta formação não exige qualquer conhecimento prévio do tema.


    Avaliação:

    No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar o curso e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos pelo cronograma do curso.

    A avaliação depende dos seguintes itens:
    • avaliação obtida nos testes;
    • classificação obtida nos desafios.

    A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será enviado para a morada indicada pelo e-aluno até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.


    Recursos Tecnológicos:
    • Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
    • Não necessita de instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder à formação.
    • Para aceder à plataforma é preciso ter o nome de utilizador e a respetiva senha, criados aquando da realização da inscrição e respetivo pagamento.


    Toda a nossa oferta formativa é certificada pela DGERT.

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