Curso online de Comunicação empresarial.
- Área de formação: Comunicação.
Descrição do curso:
Resumo:
O sucesso de uma empresa advém não só de um bom relacionamento interno, ou seja, da comunicação que os seus colaboradores estabelecem entre si, mas também do bom relacionamento que estabelece e mantém com os seus semelhantes, assente, como sabemos, no bom conhecimento e uso da língua materna. Assim, erros de ortografia, de concordância, textos mal estruturados e sem coerência de ideias podem ser barreiras à comunicação e comprometer não só o processo de comunicação como o desempenho profissional de todos os intervenientes e, por conseguinte, o sucesso do grupo.
Para que isso não aconteça, o presente curso de comunicação empresarial, num primeiro momento, investe no conhecimento da língua portuguesa (gramática e texto), para, num segundo momento, abordar técnicas de escrita para uma comunicação escrita interna e externa eficaz.
Por fim, e porque vivemos na era da informação e da comunicação à escala mundial e em rede, o presente curso não poderia deixar de abordar um novo tipo comunicação a que as empresas podem recorrer – o blogue, como forma de comunicação social, de estabelecer contactos e de prestar ou divulgar informações ao público em geral.
Objetivos:
Gerais:
Adquirir e aplicar conhecimentos linguísticos, técnicas e ferramentas fundamentais para conseguir uma comunicação bem-sucedida no meio empresarial.
Específicos:
Concluída a ação de formação os e-alunos serão capazes de:
- Reconhecer erros básicos da utilização da língua portuguesa e saber corrigi-los;
- Identificar diferentes tipos de discurso (escrito e oral, formal e informal);
- Utilizar o raciocínio lógico para falar ou redigir com clareza e concisão;
- Exercitar/ utilizar uma linguagem empresarial objetiva;
- Identificar os principais tipos e reconhecer a importância da correspondência interna e externa de uma empresa;
- Conhecer as características em termos de formatação e estilo linguístico da principal comunicação empresarial escrita;
- Utilizar as ferramentas da Web 2.0 para a comunicação social da empresa.
Conteúdos Programáticos:
Comunicação (introdução)
- Comunicação
- Comunicação verbal (oral e escrita) e não-verbal
- Elementos do processo comunicativo
- Barreiras à comunicação
Língua portuguesa
- o registo formal versus o registo informal;
- o discurso oral versus o discurso escrito;
- alguns erros mais frequentes;
- a semântica e a sintaxe;
- a coesão e a coerência.
A comunicação escrita
- A correspondência comercial – regras gerais de comunicação:
- o uso das abreviaturas e das siglas;
- a escrita de números e de datas;
- as fórmulas de endereçamento – níveis/registos de língua;
- A carta:
- divisão tripartida: introdução, desenvolvimento, conclusão;
- linguagem simples, clara e objetiva;
- Outras formas de comunicação:
- a convocatória;
- a ata;
- o requerimento;
- o aviso (ou a ordem de serviço);
- a nota informativa (o comunicado);
- o fax;
- o correio eletrónico;
- o relatório.
- Correspondência social:
- o convite formal;
- o blogue.
Atividade final
- Produção individual e/ou coletiva de exemplos de comunicação escrita explorados: a planificação, redação e revisão de textos.
Metodologia:
- A formação encontra-se dividida por Unidades num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning;
- A formação tem apoio de um e-formador ao qual poderá colocar as suas questões a qualquer momento;
- O e-aluno poderá aceder aos conteúdos da formação a qualquer hora do dia ou da noite, fins de semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas como restrição o ter de terminar o curso até ao último dia de formação;
- O e-aluno tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir.
Destinatários:
Técnicos e assistentes administrativos, profissionais da área da comunicação e do atendimento ao cliente, estudantes e público em geral se interessem pela língua portuguesa e o seu correto uso escrito ou falado.
Pré-Requisitos:
Esta formação não exige qualquer conhecimento prévio do tema.
Avaliação:
No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar o curso e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos pelo cronograma do curso.
A avaliação depende dos seguintes itens:
- avaliação obtida nos testes;
- classificação obtida nos desafios.
A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será enviado para a morada indicada pelo e-aluno até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.
Recursos Tecnológicos:
- Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
- Não necessita de instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder à formação.
- Para aceder à plataforma é preciso ter o nome de utilizador e a respetiva senha, criados aquando da realização da inscrição e respetivo pagamento.
Toda a nossa oferta formativa é certificada pela DGERT.