Conteúdo
Curso de Design Gráfico.
Apresentação.
O curso de Design Gráfico destina-se a quem já possui um gosto e sensibilidade pelo design, e deseja adquirir experiência para trabalhar como profissional da área.
Este curso tem a possibilidade de ser realizado online totalmente a distância.
Num mundo cada vez mais digitalizado e com um maior consumo de conteúdos digitais, comunicar visualmente é essencial para qualquer empresa. É aqui que o designer gráfico mostra as suas competências, transmitindo imagens e grafismos visuais específicos para diferentes fins (publicidade, cinema, videojogos, imprensa, etc.).
A procura por profissionais competentes e com experiência em design gráfico aumentou exponencialmente.
O curso de Design Gráfico prepara-o para o mercado de trabalho e proporciona-lhe as competências e conhecimentos necessários para entrar profissionalmente neste sector.
Os cursos de design gráfico podem ser uma mais valia para quem pretenda trabalhar nesta área.
Nos conteúdos da nossa formação, terá sessões práticas e vídeos que irão contribuir para a aprendizagem da utilização dos principais softwares da Adobe, utilizados em design gráfico.
Modalidades disponíveis:
- Curso Online (totalmente a distância);
- Curso Semi-Presencial;
- Formação em Lisboa, Porto, Coimbra, Faro e todo o país: Peça mais informações.
Objetivos.
Objetivos do Curso de Design Gráfico:
Objetivos Gerais.
- Compreender a origem, a base e os fundamentos do design.
- Entender as principais áreas de atuação do design gráfico e o seu funcionamento.
- Adquirir conhecimentos sobre os softwares mais utilizados da Adobe, e em que aspetos do design gráfico são mais utilizados.
Objetivos Específicos.
- Compreender os princípios elementares do design gráfico.
- Identificar os diferentes princípios da perceção, que ajudam o designer gráfico a influenciar o recetor com o seu desenho.
- Conhecer as bases e características do design de publicidade.
- Compreender o que é o manual de normas de uma marca, a sua importância e porque deve sempre existir, quando uma identidade gráfica é criada.
- Compreender a importância do domínio do desenho a lápis e papel como base para a utilização dos softwares indicados.
- Distinguir, de entre as formas básicas do desenho, os elementos conceptuais e visuais, e as diferentes visões de um objeto 3D.
- Aprender as diferentes escalas e esquemas cromáticos.
- Descobrir a importância da tipografia no design gráfico, assim como as regras na sua utilização em projetos de design gráfico.
- Reconhecer a importância da fotografia e da imagem para o design gráfico.
- Conhecer na prática a interface do Photoshop, as suas ações base, ferramentas, painéis principais, etc.
- Dominar a criação de animação básica e avançada com Photoshop, e exportação da mesma.
- Conhecer na prática a interface do Illustrator, as suas ações base, ferramentas, painéis principais, etc.
- Compreender as vantagens do desenho vetorial em Illustrator.
- Distinguir os conceitos de marca, branding, design de marca e design de logótipo.
- Conhecer o processo de construção de uma marca, ou seja, o branding.
- Conhecer os princípios de um logótipo e em que consiste o processo de criação do mesmo.
- Conhecer e compreender os conceitos básicos da paginação.
- Conhecer a importância e os elementos chave do design editorial.
- Conhecer na prática a interface do InDesign, as suas ações base, ferramentas, painéis principais, etc.
- Compreender o que é um vídeo, entender o seu tamanho e a proporção da imagem.
- Compreender os diferentes tipos de ângulos da câmara.
- Distinguir conceitos relevantes da cinematografia, como varrimento, slow motion, diegese, cena, flashback, flashforward, fade, plano, sequência, storyboard, entre outros.
- Conhecer na prática a interface do After Effects, as suas ações base, ferramentas, painéis principais, etc.
- Criar uma animação no After Effects.
- Dominar e manipular o CMS WordPress, desde a sua instalação e ativação, passando pela criação de páginas de websites, e recorrendo aos editores de conteúdo WordPress, clássico e Gutenberg.
- Compreender como é efetuada a migração de sites WordPress para a rede web.
Saídas Profissionais.
Numa sociedade em que a imagem, em todas as suas vertentes, ganha cada vez mais relevância, a procura por designers gráficos tem aumentado consideravelmente. Esta formação proporciona saídas profissionais em diversos setores, sendo estes ligados ou não à área do design.
Após concluírem este curso de formação em Design Gráfico, os formandos estarão aptos a desempenhar as seguintes atividades profissionais (perfil de entrada/júnior):
- Designer gráfico.
- Designer de comunicação.
- Designer editorial.
- Ilustrador.
- Pós-produtor gráfico.
No âmbito destas atividades, os formandos poderão desempenhar as seguintes funções: criar logotipos, estacionários e merchandising para marcas novas ou já existentes; desenvolver manuais de normas de identidade corporativa, desenvolver conteúdos publicitários através dos mais variadíssimos suportes, conceber e projetar embalagens de produtos; definir o design editorial em revistas, livros, jornais e brochuras, criar animações assim como conteúdos em WordPress.
Os formandos poderão desempenhar estas funções em diversos locais/entidades, tais como:
- Agências de design, publicidade e marketing.
- Cinema e televisão.
- Editoras.
- Ateliers de pós-produção e multimédia.
- Ateliers de arquitetura.
- Empresas de impressão gráfica e meios digitais.
- Todas as empresas que necessitem de um perfil que trabalhe imagem gráfica e vídeo.
Certificação.
De acordo com a legislação em vigor, os formandos receberão um certificado de formação após a sua conclusão com aproveitamento.
A Master.D é uma organização certificada pela APCER – Associação Portuguesa de Certificação – segundo a Norma NP EN ISO 9001:2015 (Sistemas de Gestão da Qualidade) e certificada pela DGERT para as áreas: (213) Audiovisuais e produção dos media, (342) Marketing e publicidade, (481) Ciências Informáticas, (522) Eletricidade e energia e (523) Eletrónica e automação. Desta forma, conseguimos garantir aos Clientes um serviço de acordo com directrizes certificadas por normas de referência reconhecidas no Mercado.