Conteúdo
Descrição da FormaçãoA perturbação comummente designada como Childhood Apraxia of Speech (ASHA, 2007) e/ou Developmental Verbal Dyspraxia (RCSLT, 2011) representará, provavelmente, uma das situações mais controversas no contexto contemporâneo da Terapia da Fala, a nível internacional. As dificuldades na definição de casos clínicos, a natureza evolutiva e variável da perturbação e a "polémica" terminológica existente constituem desafios com que se debatem clínicos e investigadores no domínio das Speech Sounds Disorders na infância. Todavia, apesar de dúvidas persistentes, já muito se compreende sobre esta patologia, existindo mesmo consenso relativamente a práticas de sinalização, avaliação e intervenção sustentadas por evidência científica externa. Através do diálogo e da participação, e envoltos em casos clínicos apresentados, convidam-se os participantes (incluindo o formador) a partilhar, debater e refletir, tendo em vista a aprendizagem conjunta e suportada por literatura de referência sobre o tema.Objetivos Gerais- Adquirir conhecimentos, capacidades e atitudes para a avaliação e intervenção terapêutica em casos de Dispraxia Verbal de Desenvolvimento (DVD).Objetivos Específicos- Definir o conceito de Dispraxia Verbal de Desenvolvimento (Developmental Verbal Dyspraxia, DVD);- Identificar sinais de alerta de DVD;- Enunciar critérios de diagnóstico de DVD descritos na literatura;- Indicar instrumentos de avaliação terapêutica de referência a nível nacional e internacional;- Descrever procedimentos de avaliação terapêutica recomendados para DVD;- Definir objetivos gerais e específicos para a intervenção em casos de DVD;- Conceber e implementar atividades terapêuticas adequadas aos objetivos estabelecidos;- Sugerir indicadores adequados para monitorizar e avaliar a atuação no âmbito da DVD;- Adotar práticas baseadas em evidência para fundamentar o raciocínio clínico e a tomada de decisão terapêutica.