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CURSO ESPANHOL -‐ INICIAÇÃO
Este curso visa todas as pessoas que desejem ou necessitem de adquirir vocabulário e estruturas chave da língua espanhola, de forma a comunicarem correctamente, dotando os formandos de capacidades para compreender e usar expressões familiares e quotidianas e comunicar de modo simples.
ÁREA DE FORMAÇÃO
22 - Humanidades
SUB-‐ÁREA DE FORMAÇÃO
222 - Línguas e Literaturas Estrangeiras
OBJECTIVO GERAL
No final da formação, os formandos deverão ser capazes de falar e perceber a língua espanhola, utilizando estruturas gramaticais e vocabulário simples e comum em situações do dia-‐a-‐dia.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Compreender textos escritos e falados
Permitir a utilização da Língua em situações do dia-‐a-‐dia, no acto comunicativo imediato
Dar informações pessoais, cumprimentar e despedir-‐se
Manter conversas simples sobre a vida pessoal e profissional
Dar, receber e pedir informações e instruções básicas
DESTINATÁRIOS
Esta formação destina-‐se a todos os interessados que pretendem iniciar o estudo da língua espanhola.
MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Formação Contínua ou de Actualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO
Formação presencial
METODOLOGIA DA FORMAÇÃO
A que o formador achar mais pertinente para a aquisição dos conhecimentos transmitidos.
AVALIAÇÃO
Avaliação Inicial de Diagnóstico (opcional)
Avaliação Formativa
Avaliação Sumativa
Avaliação Diagnóstica Prospectiva/Inquérito de Satisfação
RECURSOS MATERIAIS
Mesas, cadeiras, quadro branco, videoprojector, capa da "Competências", e outros solicitados pelos formadores.
TIPO DE HORÁRIO
A definir
DURAÇÃO
50 horas
DATA
A definir
SUPORTE DE APOIO À APRENDIZAGEM
CD informatizado com todos os conteúdos ministrados e material de apoio à laboração.
PROGRAMA
Competências de interpretação
o Ouvir/Ver
- Compreensão de textos simples, breves e claros relacionados com aspectos da vida quotidiana e/ou com as áreas de interesse dos adultos
- Compreensão das ideias gerais de um texto em língua corrente sobre aspectos relativos aos tempos livres, bem como a temas actuais e assuntos do interesse pessoal e/ou profissional dos adultos, quando o discurso é claro, pausado e adequado ao seu nível linguístico
- Compreensão do conteúdo informativo simples de material audiovisual (entrevista, conversa telefónica, conversa informal entre pares, outros) o Ler
- Compreensão de textos curtos e simples sobre assuntos do quotidiano, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos
- Detecção de informação previsível concreta em textos simples de uso comum (conversa telefónica, entrevista, outros)
- Compreensão de textos simples em língua corrente sobre assuntos do quotidiano e relacionados com as áreas de formação e/ou actividade profissional dos adultos
- Percepção de acontecimentos relatados, assim como sentimentos e desejos expressos
- Comunicação em situações do quotidiano implicando troca de informação simples e directa sobre assuntos e actividades correntes, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos
- Participação em conversações curtas, com recurso a vocabulário circunscrito, sem necessidade de sustentar, aprofundar ou prolongar os diálogos
- Participação, com preparação prévia, em conversas simples sobre assuntos de interesse pessoal ou geral da actualidade
Competências de produção o Falar/Escrever
- Uso de frases simples e curtas para falar da família, dos outros e do seu percurso pessoal, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos
- Produção, simples e breve mas articulada, de enunciados para narrar, descrever, expor informações e pontos de vista
- Comunicação em situações do quotidiano que exigem apenas troca de informação simples e directa sobre assunto e actividades correntes
- Participação em conversações curtas, com recurso a vocabulário circunscrito, sem necessidade de sustentar, aprofundar ou prolongar os diálogos
- Participação, com preparação prévia, em conversas simples sobre assuntos de interesse pessoal ou geral da actualidade
- Escrita de textos curtos e simples relacionados com aspectos da vida quotidiana
- Escrita de textos simples e estruturados sobre assuntos conhecidos e do seu interesse Intervir tendo em conta que os percursos individuais são afectados pela posse de diversos recursos, incluindo competências ao nível da cultura, da língua e da comunicação
- Agir em contextos profissionais, com recurso aos saberes em cultura, língua e comunicação
- Formular opiniões críticas mobilizando saberes vários e competências culturais, linguísticas e comunicacionais
- Identificar os principais factores que influenciam a mudança social, reconhecendo nessa mudança o papel da cultura, da língua e da comunicação
FORMADOR
Drª Raquel Vázquez Oliveira
Mestrado em Ensino do Português no 3º ciclo do EB e ES e do Espanhol no EB e ES pela
Faculdade de Letras da Universidade do Porto | Licenciatura em Literatura Comparada
pela Universidade Fernando Pessoa
CAPPLE Curso de Actualização de Professores de Português Língua Estrangeira pela
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
D.E.L.E. Diploma Espanhol Negócios pela Universidad Alcalá de Madrid | D.E.L.E.
Diploma Espanhol Turismo pela Universidad Alcalá de Madrid
Formadora/Professora de Espanhol Geral, Empresarial, Sector Jurídico, Sector
Imobiliário e Selectividad
CERTIFICAÇÃO
- Certificado de Formação Profissional, segundo a Portaria 474/2010 de 8 de Julho (Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social).