Conteúdo
Objetivos
Proporcionar, tanto aos participantes que pretendam iniciar uma carreira no sector editorial e livreiro como àqueles que já possuam experiência neste domínio, uma visão e compreensão aprofundadas da estrutura, organização e dinâmica do mundo editorial no contexto português e internacional da actualidade, e facultar-lhes formação teórica e prática em áreas fundamentais da Edição, numa perspectiva de especialização e profissionalização.
Permitir aos participantes: tomar o livro como objecto de investigação, tendo em atenção diferentes perspectivas de abordagem e estudo: e.g. literária, sociológica, histórico-cultural, estética, linguística, comunicativa, económica; pesquisar e entender o papel da cultura escrita; conhecer as questões ligadas ao mundo do livro na contemporaneidade, tanto de um ponto de vista cultural, como económico, jurídico ou tecnológico; desenvolver capacidades críticas que permitam uma avaliação correcta e bem informada de oportunidades e problemas da edição; conhecer as várias tipologias da edição e as possibilidades que abrem ao nível da edição (em suporte de papel e em formato multimédia e digital); familiarizar-se com as novas tecnologias aplicadas à edição; adquirir conhecimentos sólidos sobre o processo de criação e gestão de empresas editoriais, bem como sobre marketing e comercialização editorial.
Promover a investigação em Ciências do Livro e da Edição, áreas que, até ao presente, não têm merecido a valorização e incremento desejáveis nas universidades portuguesas.