Conteúdo
Apresentação
Actualmente, a Informação Geográfica é um recurso indispensável para grande parte das actividades laborais, não só no sector das Tecnologias de Informação e Comunicação, como em tantas outras, tendo um papel indiscutível no apoio à tomada de decisões.
Em Portugal existem diversas entidades produtoras de Informação Geográfica, e outras tantas que a utilizam para prestar serviços de consultoria em vários projectos. Os empregadores dos Técnicos de Sistemas de Informação Geográfica são, para além da administração central e local, empresas de telecomunicações, de construção civil, de topografia, de cartografia, de planeamento e ordenamento do território, de ambiente, de transportes, etc. Contudo, surgem novas áreas e aumenta a procura por técnicos especializados em Sistemas de Informação Geográfica. Destaque para o Geomarketing, que é usado por um enorme universo de empresas que quer captar e conhecer melhor os actuais e/ou potenciais clientes.
Não havendo, ainda, qualquer tipo de oferta consolidada ao nível da especialização tecnológica em Sistemas de Informação Geográfica, considera-se ser esta uma boa oportunidade para oferecer a potenciais interessados e candidatos uma formação de qualidade numa área de trabalho em crescimento e com inúmeras oportunidades.
Quadro das Disciplinas
Formação geral e científica (153 horas totais):
* Comportamento Humano nas Organizações – 42 horas.
* Inglês Técnico – 42 horas.
* Matemática Discreta – 69 horas.
Formação tecnológica (867 horas totais):
* Sistemas de Informação Geográfica I – 102 horas.
* Desenho Assistido por Computador (CAD) – 99 horas.
* Informática – 78 horas.
* Bases de Dados Geográficas – 54 horas.
* Cartografia – 102 horas.
* Sistemas de Informação Geográfica II – 102 horas.
* Detecção Remota – 96 horas.
* Global Positioning System (GPS) – 30 horas.
* Fotointerpretação – 102 horas.
* Projecto/Aplicações – 102 horas.
Formação em contexto de trabalho (462 horas totais):
* Estágio numa das empresas protocolares – 462 horas.