Comentários sobre Curso de Ética 360º Ciclo de Formação Acção em Ética Empresarial - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa
Sessão 1 | Business ethics
O objectivo da sessão é desenvolver competências ao nível da ética como dimensão transversal que se aplica a todos os campos de actividade da empresa e da reflexão ética aplicada às organizações. Tem ainda o mérito de levar as empresas a colocar a si mesmas questões fundamentais a propósito das suas responsabilidades para com os seus membros e a sociedade. O principal tema de discussão da sessão prende-se com a metodologia a adoptar para integrar a ética na empresa: educar atitudes ou comportamentos?
1.1. Pode falar-se de ética em gestão?
2. Desafios da ética na empresa
2.1. De contexto
2.1.1. Pressão para assumir novas responsabilidades
2.1.2. Reputação e confiança
2.2. Na Empresa
2.2.1. Necessidades internas
2.2.2. Referência cultural comum
2.2.3. Orientar comportamentos
3. Dilemas que se colocam à gestão das empresas
3.1. Devem educar-se comportamentos ou atitudes?
4. Metodologias para a integração da ética na empresa
4.1. Educar as atitudes e actuar sobre o sistema de crenças
4.2. Educar comportamentos nas equipas
Sessão 2 | “Somos o que pensamos” - Sistema de Crenças da Empresa
O objectivo da sessão é demonstrar que o sistema de crenças de cada pessoa influencia, de forma muitas vezes inconsciente, a capacidade e a qualidade das suas decisões.
1.1. Enquadramento e conceitos – “somos o que pensamos”
1.1.1. Como se forma o sistema de crenças das pessoas
1.2. Casos práticos para realizar individualmente e em equipa: “ Em que é que acreditamos? “
Realização de exercícios de aplicação prática onde se solicita aos participantes que perante um conjunto de situações, decida ou dê uma opinião e proponha uma linha de acção. As actividades terão um tempo limitado com vista a obter da parte do participante uma escolha, uma decisão.
Apresentação e debate em grupo.
1.3. Realização de exercício que pretende demonstrar como aquilo em que acreditamos influencia os nossos comportamentos. Debate em grupo. Retenção de ideias chave.
1.4. Exercício final para sumarizar quais são as crenças que emergem da equipa de gestão.
1.5. Discussão final sobre o alinhamento do resultado do exercício com a cultura da empresa.
Sessão 3 | Valores para o sucesso
Com base no subproduto das sessões 1 e 2, e dos actuais valores da empresa, esta sessão terá como objectivo reflectir sobre quais os valores que farão o sucesso sustentado da organização. Os valores são tipos especiais de crenças, são ideais abstractos sobre como nos devemos ou não nos devemos comportar. Ex: honestidade, justiça, liberdade, entre outros.
O sistema de valores da organização
2.1. Valores e pessoas, exemplo prático
2.1.1. Kets de Vries
2.2. Valores e organizações, alguns exemplos práticos
2.2.1. Caux Round Table
2.2.2. Josephson Institute
3. Que valores para o sucesso ? (baseado no resultado da sessão 2, na visão e missão da organização)
3.1. A Pedra Base aplicará um inventário de valores aos participantes e proceder-se-á à análise e discussão dos resultados, com vista a seleccionar um número máximo de valores.
3.2. Carta compromisso e celebração.
Sessão 4 | O Código de Ética
O principal objectivo da sessão é demonstrar que um código de ética é um instrumento fundamental quer para orientação e alinhamento do comportamento das pessoas e das equipas, focando-as nos valores e objectivos da organização, quer para credibilizar a organização, defendendo-a de práticas menos lícitas. O programa desta sessão permite estabelecer as bases para a criação do seu próprio código de ética.
O que é um Código de Ética
Que vantagens decorrem da implementação de um Código de Ética?
2.1. Realização de actividade em grupo sobre vantagens e inconvenientes.
3. Definição do âmbito de aplicação e atributos do Código de Ética
4. Definição dos compromissos das pessoas e da organização
4.1. Inventário de Dilemas éticos
5. Condições para o sucesso
5.1. O poder do exemplo da Administração
5.2. Correspondência entre a cultura empresarial e os ideais do Código de Ética
5.3. Compromisso e envolvimento de Directores, Responsáveis e outros dirigentes
5.4. Comissão de acompanhamento
6. Próximos passos.
Outro curso relacionado com responsabilidade social corporativa
Curso em Gestão Estratégica de Responsabilidade Social das Organizações
Centro: Instituto CRIAP
Solicite informaçãoMestrado em Economia Monetária e Financeira
Centro: ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Solicite informaçãoPós-Graduação em Marketing Research e CRM
Centro: Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - NOVA Information Management School
Solicite informaçãoLicenciatura Bolonha em Economia
Centro: Universidade Técnica de Lisboa - ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão
Solicite informação