Conteúdo
O húngaro é a língua oficial da República da Hungria, com aproximadamente 10,5 milhões de falantes (98% da população), sendo também falado em alguns países vizinhos, como a Áustria, a Eslováquia, a Sérvia, a Roménia e a Ucrânia, e ainda alguns países da Europa ocidental, como os Estados Unidos e o Canadá, onde podemos encontrar cerca de 1 milhão de falantes.Tendo a Hungria passado a integrar a União Europeia em 2004, o idioma húngaro ganha na actualidade, uma importância cada vez maior no contexto socio-económico e cultural europeu.idioma húngaro não pertence à família de línguas indo-europeias, não possuindo assim relação genética com as línguas germânicas, românicas, ou eslavas.
Na Europa, a par com o húngaro, as principais línguas da família Uralo-Altaica são o estónio e o finlandês, fazendo os três idiomas parte do ramo Fino-Úgrico.partir do século V a.C. teve início a migração dos povos nómadas ugro-finlandeses em direcção a Oeste. No século IX d.C. as migrações a partir dos Montes Urais terminaram com o estabelecimento dos antepassados húngaros na Bacia dos Cárpatos, estando a língua húngara, deste modo, sujeita a várias influências ao longo do tempo, nomeadamente por parte dos eslavos que habitavam aquela região.Os textos mais antigos em húngaro datam do final do século XII (Halotti Beszé - Oração Fúnebre), onde aparece pela primeira vez o nome para designar os falantes da língua.A influência da língua alemã começou com a cristianização, durante o século XI, tendo-se tornado dominante após a expulsão dos turcos - que deixaram durante o seu reinado (1526-1699) expressões manifestadas até hoje na linguagem popular.
Foi apenas no século XVIII que o húngaro se tornou uma disciplina obrigatória nas escolas, tendo sido considerada língua oficial a partir de 1844. Até esta data, a língua oficial da Hungria a nível das ciências, das artes e da teologia era o latim, enquanto o húngaro era utilizado essencialmente pelo povo. os vários nomes conhecidos do universo cultural e artístico húngaros, destacamos o compositor Franz Liszt, os escritores Sándor Petöfi e Imre Kertész (prémio Nobel em 2002), e o realizador de cinema István Szabó. É curioso referir que são também de origem húngara, os inventores do cubo mágico (Ernö Rubik) e da caneta (Lászlo Biró & AndorGoy).as aulas o objectivo é promover o desenvolvimento de competências de expressão e compreensão escrita e oral. É dada particular importância à exercitação da comunicação oral, sobretudo na área da comunicação quotidiana, como sejam as situações práticas (conversação num restaurante, numa loja, nos correios, pedido de informação, etc.)