Curso de Intervenção Psicológica na Terceira Idade - A Distancia

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  • Conteúdo

    Curso de Intervenção Psicológica na Terceira Idade

    Objectivos da Formação


    A intervenção psicológica na terceira idade, é uma área de recente desenvolvimento e que cada vez mais merece a nossa atenção e conhecimento, face ao envelhecimento crescente da população.

    Esta formação está dividida em 11 módulos e visa dotar os formandos de conhecimentos específicos e completos sobre a intervenção psicológica na terceira idade ao nível da prevenção, promoção da saúde e intervenção na doença.


    Conteúdos programáticos

    MÓDULO 1 - Intervenções para uma velhice saudável-Promoção da Saúde

    1.1. Prevenção das doenças

    1.2. Promoção da Saúde
    1.2.1. Fomentar comportamentos de saúde na idade avançada
    1.2.2. Níveis de Intervenção- Indivíduo e Sistema
    1.2.3. Práticas da promoção da saúde

    1.3. Recursos pessoais e sociais

    1.3.1. Estratégias de Coping
    1.3.2. Percepção do controlo
    1.3.3. Aprendizagem das técnicas cognitivas

    1.4. Intervenção comportamental nos problemas de saúde

    1.4.1. Adaptação à doença
    1.4.2. Técnicas de controlo das doenças na terceira idade



    MÓDULO 2 - Tratamento da depressão na terceira idade

    2.1. A depressão na terceira idade

    2.2. Características da depressão na terceira idade

    2.3. Dignóstico diferencial
    2.3.1. físicas
    2.3.2. psiquiátricas
    2.3.3. Demência
    2.3.4. A depressão atípica
    2.3.5. A depressão como um transtorno adaptativo
    2.3.6. Fármacos

    2.4. Modelos teóricos da depressão

    2.5. Avaliação comportamental da depressão

    2.6. O processo terapêutico: as primeiras sessões

    2.7. Intervenção
    2.7.1. Segundo Beck
    2.7.2. Programa analítico de intervenção para a depressão na 3ª idade
    2.7.3. Programa de reestruturação cogntiva e assertividade em grupo para a depressão

    2.7.4. Diferenças da aplicação da terapia cognitivo comportamental entre adultos e idosos

    2.8. Habilidades do Terapeuta

    2.9. Prevenção da Depressão

    2.10. Intervenção e prevenção do suicídio


    MÓDULO 3 - Tratamento comportamental da ansiedade

    3.1. Importância da ansiedade na terceira idade

    3.1. Dados sobre a ansiedade
    3.1.1. Prevalência dos perturbações de ansiedade
    3.1.2. Classificação das perturbações de ansiedade

    3.2. Avaliação clínica da ansiedade
    3.2.1. Considerações gerais sobre o processo de avaliação da ansiedade
    3.2.2. Diagnóstico diferencial
    3.2.3. Técnicas e instrumentos de avaliação

    3.3. Tratamento
    3.3.1. Eficácia dos tratamentos comportamentais
    3.3.2. Aplicação das técnicas comportamentais de intervenção
    3.3.3. Tratamento psicofarmacológico
    3.3.4. Dificuldades mais frequentes na intervenção

    MÓDULO 4 - Intervenção em problemas de comportamento associados à demência



    4.1. Bases da intervenção comportamental na demência
    4.1.1. Capacidade de aprendizagem e demência
    4.1.2. Relação entre a pessoa com demência e o seu entorno
    4.1.3. Problemas de comportamento na demência
    4.1.4. Eficácia dos tratamentos comportamentais na demência

    4.2. Bases da intervenção

    4.3 Comunicação na demência

    4.4. Modelo ABC da mudança do comportamento

    4.5. Problemas na demência
    4.5.1. Deambulação
    4.5.2. Reacções catastróficas
    4.5.3. Paranóia e desconfiança

    4.6. Depressão na demência

    4.7. Ajuda aos cuidadores

    MÓDULO 5 - Tratamento dos comportamentos aditivos

    5.1. Comportamentos aditivos na terceira idade
    5.1.1. Psicofármacos
    5.1.2. Alcool
    5.1.3. Tabaco
    5.1.4. Cafeína
    5.1.5. Jogo patológico
    5.1.6. Outras adições


    5.2. Avaliação
    5.2.1. Psicofármacos
    5.2.2. Alcool
    5.2.3. Tabaco
    5.2.4. Cafeína
    5.2.5. Jogo patológico

    5.3. Tratamento comportamental
    5.3.1. Tratamento da dependência aos psicofármacos
    5.3.2. Tratamento do abuso e dependência do alcool
    5.3.3. Tratamento do abuso à cafeína
    5.3.4. Tratamento da adição ao tabaco
    5.3.5. Tratamento da adição ao jogo patológico



    MÓDULO 6 - Tratamentos dos problemas com o sono

    6.1. Características gerais do sono
    6.1.1. Características gerais do sono na terceira idade
    6.1.2. Problemas com o sono na terceira idade
    6.1.3. Avaliação dos problemas de sono na terceira idade
    6.1.3.1. Modelo comportamental interactivo so sono
    6.1.3.2. Técnicas de avaliação dos problemas de sono

    6.2. Tratamento dos problemas de sono na terceira idade
    6.2.1. Tratamento psicofarmacológico
    6.2.2. Tratamento comportamental

    MÓDULO 7 - Avaliação e Intervenção na dor crónica

    7.1. A multidimensionalidade da dor
    7.2. Importãncia da dor na terceira idade
    7.2.1. Prevalência e causas mais comuns da dor crónica
    7.1.2. Dor crónica e qualidade de vida
    7.1.3. Características específicas da dor crónica

    7.2. Factores psicológicos associados á dor crónica
    7.2.1. Crenças, dor e adaptação
    7.2.2 Estratégias de coping e dor
    7.2.3. Depressão e dor

    7.3. Avaliação da dor crónica
    7.3.1. A entrevista
    7.3.2. Autoregistos
    7.3.3. Observações

    7.4. Tratamento da dor crónica
    7.4.1. Tratamentos farmacológicos e cirúrgicos
    7.4.2. Terapias físicas alternativa
    7.4.3. Terapia ocupacional
    7.4.4. Tratamento cognitivo comportamental

    MÓDULO 8 - Avaliação e Intervenção nos A.V.C

    8.1. Consequências neuropsicológicas da patologia vascular
    8.1.1. Sequelas cognitivas dos avc
    8.1.2. Sequelas afectivas dos avc

    8.2. Avaliação neuropsicológica dos avc

    8.3. Intervenção nos avc
    8.3.1. Reabilitação
    8.3.2. Âmbitos da reabilitação


    MÓDULO 9 - Intervenção nos problemas de incontinência urinária

    9.1. Prevalência da incontinência urinária na terceira idade

    9.2. Fisiologia da micção

    9.3. Tipos e causas de incontinência urinária

    9.4. Avaliação da incontinência
    9.4.1. História clínica da incontinência
    9.4.2. Exploração física
    9.4.3. Registo diário da evacuação e incontinência
    9.4.4. Valoração funcional, cognitiva e ambiental

    9.5. Tratamento comportamental da incontinência urinária
    9.5.1. Medidas gerais
    9.5.2. Treino do hábito
    9.5.3. Micção programada e estimulada
    9.5.4. Biofeedback


    MÓDULO 10 - Intervenção nos problemas de incontinência fecal

    10.1. Caracterização clínica e importância da incontinência fecal na terceira idade

    10.2. Mecanismo fisiológica da continência

    10.3. Métodos e técnicas de avaliação
    10.3.1. Entrevista
    10.3.2. Exploração física
    10.3.3. Autoregisto
    10.3.4. Teste de continência a líquidos
    10.3.5. Estudos radiológicos

    10.4. Possibilidades terapêuticas
    10.4.1. Medidas gerais
    10.4.2. Treino dis hábitos de defecação
    10.4.3. Exercícios aos esfíncteres
    10.4.4. Biofeedback


    MÓDULO 11 - Utilização de fármacos na idade avançada

    11.1. Modificações do comportamento dos fármacos

    11.2. Considerações gerais para o uso dos fármacos

    11.3. Perturbações psicóticas

    11.4. Perturbações do estado de ánimo

    11.5. Perturbações de ansiedade

    11.6. Problemas de sono

    11.7. Deterioração cognitiva

    11.8. Problemas somáticos



    Como decorre a formação à distância/e-learning

    Pode inscrever-se em toda a formação ou escolher os módulos que mais lhe interessam, com um mínimo de 2 módulos.


    Nº de Sessões por módulo: 2 sessões (Duração média de estudo por sessão - 2 horas)

    Preço:

    Formação completa: 150 euros (pagável em 2 vezes)


    Destinatários

    Profissionais e estudantes das Ciências Sociais, Humanas e da Saúde;

    Ficha de inscrição devidamente preenchida; fotocópia do Bilhete de Identidade/Cartão do Cidadão; fotocópia do cartão de contribuinte; fotocópia de comprovativo de habilitações (cartão de estudante, carteira profissional, certificado final de curso); comprovativo de pagamento


    Formas de Pagamento

    Depósito ou transferência bancária


    Certificação

    Para a emissão do Certificado de Formação Profissional em Intervenção Psicológica na terceira idade , o formando deverá responder aos questionários solicitados no final de cada módulo de formação.


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