Conteúdo
A língua polaca ou polonesa é uma língua eslava ocidental, falada por cerca de 60 milhões de pessoas, a maioria das quais vive na Polónia (Polônia no Brasil). É também falada na Lituânia (400 000), Bielorússia (1 milhão), Ucrânia, Brasil (em várias cidades dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e no Espírito Santo), mas também no Reino Unido, na França, na Argentina, nos Estados Unidos da América, em Israel e no Canadá e em outros países. Este idioma é a língua eslava mais falada depois do russo.
A Língua Polaca
No coração da Europa, no cruzamento dos antigos caminhos comerciais e vias de comunicação contemporâneas, do Oeste para Leste e da Escandinávia para Sul, está situada a Polónia. Juntamente com a língua checa, eslovaca e a lusaciana, polaco pertence ao grupo eslavo ocidental das línguas indo-europeias. Por isso, dominar a língua polaca pode tornar-se um passaporte linguístico para todos os países eslavos. Comunicar com os checos e eslovacos pode ser mais fácil mas quem fala polaco, não deverá ter muitos problemas na comunicação trivial com os nossos vizinhos de Leste – os russos, bielorussos e ucranianos.
O polaco tornou-se uma língua independente no século X, tendo o papel significativo na unificação das tribos eslavas, durante a criação e desenvolvimento do estado polaco. A entrada da Polónia na esfera da influência da comunidade cristã ocidental teve lugar com o baptismo da Polónia em 966 e foi um factor importante para a língua polaca, uma vez que significou a introdução do alfabeto latino. Desde a origem do estado polaco, latim era a língua oficial e todos os documentos da igreja e do estado, bem como as obras literárias eram escritas nessa língua. As palavras mais antigas escritas em polaco datam de século XII. Até o século XIV a língua polaca existia apenas em dialectos regionais. Em termos de literatura desenvolveu-se nos séculos XV e XVI, tal como exemplificado pelos ricos trabalhos literais da Renascença escritos em polaco. Número das pessoas falar em polaco é estimado em mais do que cinquenta milhões, dos quais aproximadamente quarenta milhões vivem na Polónia.
Docente: Drª Iwona Sadlowska