Conteúdo
Segurança no Trabalho Empregador/Trabalhador Designado.
Segurança e Higiene no Trabalho
Esta formação está direcionada para responder à legislação de empregador/trabalhador designado.
Numa empresa ou estabelecimento com o máximo de nove trabalhadores e cuja atividade não seja de risco elevado, as atividades de segurança no trabalho podem ser exercidas diretamente pelo próprio empregador, caso este tenha formação adequada e permanecer habitualmente no estabelecimento.
No final da formação é emitido um certificado e posteriormente o formando pode solicitar junto da ACT uma autorização para o exercício das actividades de segurança no trabalho pelo empregador ou por trabalhador por si designado.
Objetivos:
O objetivo desta ação de formação é dotar os participantes de conhecimentos na área da segurança e higiene do trabalho, saúde, ergonomia, ambiente e organização do trabalho, permitindo que o empregador ou trabalhador designado possa realizar as atividades de segurança no trabalho.
Destinatários:
Os destinatários são empregadores/trabalhadores que pretendam desempenhar funções de Segurança no Trabalho de acordo com Artigo 81.º, da Lei n.º 102/2009, de 10 de setembro posteriormente alterada pela Lei n.º 3/20014, de 28 de janeiro.
Programa:
Este curso está dividido em 4 módulos:
Módulo 1: Conceitos Básicos de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho
Módulo 2: Riscos Gerais e a sua Prevenção
Módulo 3: Elementos Básicos de Gestão da Prevenção de Riscos
Módulo 4: Riscos Específicos e a sua Prevenção / Métodos de Avaliação
Duração:
O curso de segurança no trabalho tem a duração de 40 horas totalmente e-learning.
Requisitos e Funcionamento:
Para participar neste curso não são necessários conhecimentos avançados de utilização do computador, ou de qualquer ferramenta informática. Apenas são necessários conhecimentos básicos no uso do computador e acesso à Internet.
Apesar de ser um curso totalmente e-learning, terá sempre o apoio do formador, que estará sempre disponível para esclarecer as suas dúvidas nos fórum de discussão ou plataforma de chat.
Ao longo do curso, o formando deve realizar múltiplas actividades e tarefas. Tem total flexibilidade em termos de horário para realizar essas tarefas. Apenas é necessário cumprir a calendarização definida e o prazo de conclusão dessas mesmas tarefas.
O acesso à formação online pode ser feito a partir de qualquer computador com acesso à Internet. Pode interromper as tarefas e concluir mais tarde, de acordo com a sua disponibilidade.