Conteúdo
Curso de Design de Videojogos.
Curso a distância de design de videojogos. Se já te perguntaste mil vezes como são construídas as personagens e os cenários dos videojogos, nós sabemos o segredo: atrás de cada jogo há profissionais que conseguem que o projeto cumpra na perfeição as regras do Game Design.
Programa do Curso de Design de Videojogos.
O que vais aprender?
Tudo sobre o design de videojogos. As ferramentas necessárias para desenvolver um Game Design Document e comunicar a visão do desenho do jogo, familiarizar-te com o Unity 3D, desenhar os níveis do jogo e criar um guião e a narração da história. Sairás do curso preparado para trabalhar como Game Designer, Desenhador de Níveis, Guionista de Videojogos, Produtor ou Game Play Designer.
Bloco 1: Primeiros passos.
A indústria dos videojogos
Uma apresentação sobre o passado, o presente e o futuro da indústria dos videojogos. O conceito de videojogo, a busca por inspiração e ideias.
Narrativa I
Vamos falar sobre os diferentes tipos de narrativa em videojogos, com as suas peculiaridades dentro dos diferentes géneros de ficção.
Análise e primeiros passos
As regras gerais do desenho de videojogos, bem como algumas áreas fundamentais: género, plataforma e enredo.
Narrativa II
O diálogo é uma das componentes estruturais do storytelling de um videojogo. Veremos as suas variações de estilo em função dos diferentes géneros.
Bloco 2: Da modelação às personagens.
Modelação e UVS
A importação de modelos e uma introdução ao Blender, a técnica mais popular no desenvolvimento de videojogos, graças ao mapeamento UV.
Textura
Descobre como importar e trabalhar as texturas dos objetos em Unity 3D.
Desenho de cenário
Aprofunda o conceito de cenário como parte do trabalho de um desenhador de videojogos
Desenho de personagens
Conhece os princípios do desenho de personagens e familiariza-te com a terminologia e metodologias essenciais da sua animação.
Bloco 3: Unity 3D para designers.
Motor de jogos: tipos e alternativas
Falaremos dos diferentes motores gráficos que os designers de videojogos podem utilizar, aprofundando em Unity 3D e Unreal Engine.
Ferramentas para designers
As ferramentas imprescindíveis para criar uma experiência de jogo e as novas tendências para designers.
Bloco 4: Desenho de níveis e workflow.
Desenho de níveis
O designer de níveis é o profissional que faz com que um videojogo te conquiste. Aprende as funções desempenhadas por este profissional, desde a colocação dos inimigos ao ritmo das ações.
Interfaces
A navegabilidade do jogo e a inovação da interface são dois fatores adicionais em que se deve debruçar um designer de videojogos, dois conceitos básicos para melhorar a experiência de jogo.
Câmaras
Dominar o ponto de vista a partir do qual contamos uma ação é fundamental no desenho de videojogos, por isso a câmara é um protagonista extra no desenvolvimento de projetos.
Motivação e recompensas
Saber motivar os jogadores para que continuem a jogar será o nosso tema nesta última aula. Aprende os truques, ouve os conselhos e implementa-os nos teus projetos.
Projeto final: Cria o teu Game Design Document.
Desenha um videojogo criando um Game Design Document (GDD)
Tendo por base as orientações dos teus professores e tudo o que aprendeste neste curso de game design, vais criar uma proposta de projeto.
Ou seja: terás de desenhar um jogo, pensando em todos os elementos necessários à sua criação. Um GDD finalizado e preparado para ser implementado por uma equipa de programadores. Let’s do it?
A metodologia de Tokio.
Aulas telepresenciais.
Todos os nossos senseis transmitem as suas aulas em direto. E, se não puderes assistir, não há problema! As aulas ficarão gravadas e disponíveis na plataforma virtual.
Tutorias personalizadas.
Estaremos ao teu lado ao longo de toda a formação. Os nossos assessores pedagógicos vão ajudar-te a alcançar os teus objetivos (organização e motivação para tokiers!).
Docentes especialistas.
Especialistas reais no ativo que trabalharam em diversos tatamis (autênticos senseis!).
Flexibilidade.
Adaptamo-nos a cada aluno fixando objetivos realistas que se ajustem às suas circunstâncias pessoais e às suas capacidades. O nosso modelo baseia-se numa aprendizagem “feita à medida”.